Na próxima quarta-feira, dia 13, às 8 horas, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, comerciantes associados estarão reunidos através de Assembleia Geral Extraordinária, para a constituição do calendário de funcionamento especial do comércio pompeiano para a temporada de 2024, quando dias e horários serão devidamente combinados. “A proposta é antecipar o funcionamento do varejo para que comerciantes, comerciários e consumidores se programem com antecedência”, disse a presidente da associação comercial local, Marineves da Silva Barros Souza, ao convocar os associados para a discussão mês a mês das datas comemorativas, dos feriados e principalmente do funcionamento especial à noite em períodos importantes. “Ajuda na organização e na logística, principalmente no planejamento”, frisou a dirigente.
Segundo Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da associação comercial de Pompeia, essa assembleia é de fundamental importância para ser combinado sobre as campanhas promocionais nos meses com forte apelo comercial como são os casos de: Maio (Dia das Mães), Junho (Dia dos Namorados), Agosto (Dia dos Pais), Outubro (Dia das Crianças), Novembro ("Black Friday") e o mês de Dezembro (Natal). “Esses são os mais tradicionais e já devidamente programado, inclusive com o funcionamento até às 22 horas”, disse Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas que espera um bom número de comerciantes associados presentes. “Além desses dias, temos outras datas em que precisamos combinar quanto aos feriados municipais, ponto facultativo e dias de grande interesse para Pompeia”, destacou a dirigente da associação comercial que pretende, depois de definido, imprimir o calendário para distribuição gratuita, além de deixar disponível no portal eletrônico da entidade.
Os feriados municipais, estaduais e federais serão respeitados, de acordo com Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas que já está com as datas atualizadas. “Esse é o ponto de maior debate, afinal, uns querem abrir e outros não querem, o que acabamos decidindo por votação”, explicou ao dizer que o desejo da maioria sempre prevalece. “Daí a importância do comerciante associado participar, e ajudar na escolha”, frisou ao saber o desejo dos grandes magazines em abrirem em todos os feriados, em detrimento aos lojistas menores. “O calendário uma vez definido será respeitado por todos”, destacou Marineves da Silva Barros Souza ao atender todos os quesitos do código de postura municipal e a convenção coletiva de trabalho. “Abrir, todos podem, desde que, paguem as taxas acordadas na convenção”, lembrou a presidente da associação comercial ao apontar o documento assinado entre os sindicados patronal e dos trabalhadores no comércio.
Outro detalhe lembrado por Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas é que os segmentos como: Postos de Gasolina, Farmácias e Drogarias, Mercearias, Supermercados e demais atividades independentes, contam com legislação própria de funcionamento, ou seja, são diferentes do varejo em geral. “O importante é que o consumidor saiba quando as lojas estarão abertas e quando estarão fechadas”, defendeu a gerente administrativa da associação comercial, mais preocupada com as campanhas promocionais, que dependem do calendário para a própria organização individualizada. “Por serem regulamentada junto ao Governo Federal, precisamos de tempo para nos organizar, e o calendário ajuda muito neste sentido”, defendeu Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas.