O presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, Adriano Luiz Martins, está recomendando aos lojistas associados, que no feriado de carnaval, dia 01 de Março, terça-feira, seja respeitada a tradição com o fechamento das lojas por completo, reabrindo somente no dia seguinte, quarta-feira, dia 02, as 12 horas, conforme o Código de Posturas do Município. “Sempre as lojas fecharam na terça-feira de carnaval, sendo uma tradição que deve ser respeitada, apesar de não ser feriado nacional”, disse o dirigente ao orientar os associados para que respeitem a tradição e a Lei Municipal. “Repartições públicas e rede bancária estarão fechados na terça-feira”, lembrou ao destacar o ponto facultativo marcado. “A segunda-feira será dia normal”, acrescentou ao ser questionado por inúmeros comerciantes da cidade.
De acordo com o superintendente da associação comercial, José Augusto Gomes, são muitos os comerciantes com dúvidas, afinal, os que quiserem abrir as lojas na terça-feira de carnaval, não serão obrigados a recolherem nada de especial, por ser um dia normal de trabalho. “A proposta é respeitar a tradição, mas aqueles que quiserem abrir, podem abrir sem qualquer indenização ou acordo com os empregados”, explicou o dirigente mariliense ao apontar para a quarta-feira de cinzas, o funcionamento a partir do meio dia. “A quarta-feira está no Código de Posturas do Município, enquanto que a terça-feira de carnaval, não”, comparou ao tomar conhecimento dos detalhes através dos advogados da entidade.
Os dois primeiros sábados do mês de Março, dias 05 e 12, o funcionamento será até as 17 horas, conforme o que foi decidido em assembleia geral extraordinária, organizada pela associação comercial, e também o que contempla a Lei Municipal. “A dúvida é quanto a terça-feira, afinal, em época de Pandemia alguns querem abrir e outros não”, falou ao esclarecer o posicionamento da diretoria da entidade. “Cada comerciante sabe da própria necessidade, bem como os comerciários, assim sendo cada um decide o que fazer”, falou ao reforçar que para a Associação Comercial e de Inovação de Marília, a recomendação é para que se feche as lojas, em respeito a tradição que sempre fechou mesmo não sendo um feriado oficial. “Normalmente as pessoas imaginam que seja um feriado nacional, mas não é”, reforçou. “Em contrapartida a quarta-feira é um feriado religioso, com funcionamento em meio período”, explicou.
Por não contemplar nenhuma das leis, a terça-feira, dia 01 é considerado um dia normal, ou seja, aquele comerciante que quiser abrir a loja não precisa indenizar o funcionário, com vale refeição, transporte e comissões especiais. “Fica a critério de cada empregador, combinar com o empregado”, destacou José Augusto Gomes, que acredita no desejo da maioria de não abrir as lojas na terça-feira, e somente em meio período na quarta-feira. “Nossos funcionários e advogados já foram orientados neste sentido, e qualquer lojista associado pode nos procurar para as devidas orientações”, anunciou Adriano Luiz Martins que considera sensato o fechamento.