Associações Comerciais da rede Facesp foram destaques do programa Empreender Competitivo 2017-2021. Os trabalhos desenvolvidos na ACIF Franca e na ACIRP Ribeirão Preto fazem parte da publicação “Melhores Práticas – Passe Boas Ideias Adiante”, desenvolvida pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e pelo Sebrae.
Com o objetivo de compartilhar as boas ideias, o booklet apresenta os resultados obtidos por 12 projetos, entre eles Franca e Ribeirão Preto, com fotos e entrevistas dos empresários e as avaliações de representantes do Sebrae e da CACB.
O livreto pode ser acessado aqui.
FRANCA
A ACIF Franca foi destaque pelo núcleo das empresas de material de construção. Com o crescimento do setor no município, empresas deste segmento se uniram em um núcleo setorial, com o objetivo de consolidar uma central de negócios e, assim, fazer compras coletivas em busca dos melhores preços e prazos.
Desde então, 15 empresas, coordenadas pela ACIF, passaram a focar na implementação de boas práticas e na gestão de estoque, a fim de despertar um olhar analítico em relação a custos e condições de armazenamento.
Graças ao programa Empreender, o núcleo também embarcou na revolução do comércio eletrônico. Na busca de novos mercados, os empresários adotaram estratégias de venda digital e participaram de treinamentos para redes sociais
“Ao final do projeto, as empresas conquistaram um aumento da carteira de clientes em 12%. Com a melhora da entrega dos produtos, houve 15% de elevação da média do faturamento”, disse o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto.
RIBEIRÃO PRETO
Já a ACIRP Ribeirão Preto foi destaque pelo trabalho desenvolvido com o projeto de cursos de Educação Empresarial. De julho de 2020 a fevereiro de 2021, 203 empresas foram capacitadas para atuação no comércio eletrônico, totalizando 2.662 horas de atendimento.
O foco do projeto foi a inserção e o fomento das empresas no mundo digital, passando por conceitos de e-commerce, atendimento, vendas, administração e finanças. Desta forma, os treinamentos e consultorias oferecidos pela ACIRP foram fundamentais para acelerar a retomada dos empreendimentos, que antes da crise atuavam apenas em lojas físicas ou com uma presença pouco expressiva nas redes sociais.
“A iniciativa atendeu a uma necessidade de renovação do setor empresarial imposta pela pandemia. Foi uma das formas que encontramos de buscar fortalecer o setor, manifestar nosso apoio e oferecer suporte sólido para que as empresas se mantivessem abertas”, disse o presidente da ACIRP, Dorival Balbino.
GESTÃO
Em 2021, a Facesp foi premiada por ter a melhor execução técnica e financeira do programa Empreender Competitivo. O programa beneficiou mais de 250 empreendedores da rede Facesp, apenas entre os anos de 2017 a 2021. Ao longo deste período, cerca de R$ 2,5 milhões foram investidos.
Os altos níveis alcançados fizerem, inclusive, com que a entidade fosse considerada “destaque” no Prêmio Empreender 2021, realizado em agosto do ano passado. De acordo com a CACB, a Facesp foi premiada devido “a atuação impecável na gestão do Empreender”.
A Confederação destacou o apoio dado pela Facesp ao aos 15 projetos contemplados pelo Empreender, em nove cidades do Estado. Foram 92 ações desenvolvidas, com mais de 90% de conclusão.
Mais informações:
Cleber Lazo
Comunicação Facesp
(11) 3180-3539
(11) 98340-4952
SOBRE A FACESP: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 58 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.