Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

“Associações Comerciais precisam discutir com as Prefeituras soluções criativas para a crise", afirma Cotait

Notícias 24 de março de 2020

Durante reunião por videoconferência, Alfredo Cotait Neto, presidente da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), afirmou que as “Associações Comerciais precisam discutir com as Prefeituras, soluções criativas para minimizar os impactos da crise, preservando os empregos e os negócios”. 

“Os presidentes das Associações e os vice-presidentes da Facesp precisam manter um diálogo muito próximo com os prefeitos, porque as autoridades precisam de apoio e de boas ideias para enfrentar esta situação”, afirmou Cotait, durante reunião por vídeo, com os vice-presidentes das Regiões Administrativas (RAs) da Facesp. 

Cotait ressaltou que a busca por medidas que combatam o coronavírus e suas consequências não são responsabilidade “exclusiva de governo, mas de toda a sociedade”. “As Associações são as legítimas representantes dos empreendedores, assim, se tornam pontos cruciais neste momento de medidas de exceção”, contou. 

Na avaliação do presidente da Facesp, cada Associação precisa encontrar meios de minimizar os impactos econômicos locais. “Contem com o nosso apoio para que, juntos, possamos encontrar propostas que possam mitigar ao máximo esta crise econômica. Temos que proteger a saúde da população, mas sem deixar que a economia pare”, disse. 

“O mesmo contato que as Associações Comerciais precisam ter com as Prefeituras, nós, da Facesp, estamos tendo com um diálogo constante com o secretário estadual Henrique Meirelles (Fazenda) e com o ministro Paulo Guedes (Economia). Sugerimos, debatemos, avaliamos e acompanhamos todas as ações tomadas. Muitas delas contam com a nossa participação”, revelou Cotait. 

O presidente adiantou que diversos pedidos, como a postergação e o parcelamento de impostos, a desburocratização de processos, a desoneração da folha e a flexibilização das leis trabalhistas já foram solicitados. Parte deles está em análise e algumas sugestões serviram de base para as ações já anunciadas. 

“As autoridades governamentais estão empenhadas, mas estamos diante de algo novo, inédito. O Poder Público precisa de informações para que as tomadas de decisões, sempre difíceis, tenham o máximo de dados possíveis e é neste aspecto que entram a Facesp e as Associações Comerciais”, ressaltou. 

Outras reuniões entre os vice-presidentes serão realizadas. 

Mais informações:

Cleber Lazo       

Assessoria de Imprensa Facesp

cleber.lazo@facesp.com.br

(11) 3180-3539

 

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 56 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE