Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Associações Comerciais realizam ato a favor do Projeto de Lei 874/2016

Notícias 05 de junho de 2017

Exibindo image002.jpg

Projeto que anula obrigatoriedade do AR para negativação de inadimplentes deve ser votado nos próximos dias

No dia 30 de maio, representantes da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) estiveram na Assembleia Legislativa de SP, para participar do ato promovido pela Federação das Associações Comerciais do estado de São Paulo (Facesp), a favor do movimento estadual que pede a votação do Projeto de Lei 874/2016, que revoga a obrigatoriedade de envio de carta com Aviso de Recebimento (AR) a consumidores inadimplentes antes de incluir seus nomes em cadastros de negativação.

O encontro foi realizado na Alesp, inicialmente no Plenário Teotônio Vilela; com a lotação do local, foi transferido para o auditório Franco Montoro. Participaram representantes da Facesp, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e de outras entidades filiadas à Facesp, além de deputados e entidades que solicitaram celeridade na votação do PL. Durante a reunião na Assembleia, varejistas e consumidores deram seus depoimentos sobre as inconveniências que o AR vem trazendo.

“Muitos comerciantes têm nos procurado e solicitado nosso apoio nessa questão, uma vez que a obrigatoriedade do envio de AR interfere diretamente no sistema de crédito e prejudica tanto comerciantes como consumidores. Por exemplo, o consumidor pode se recusar em assinar o protocolo de recebimento, e ainda existe a dificuldade em encontrá-lo em sua residência, pois a entrega do AR deve ser feita em horário comercial, o que dificulta bastante”, disse José Fernando Domingues, presidente da ACISC.

A obrigatoriedade do AR foi imposta pela Lei 15.659/2015, que tem distorcido o mercado de crédito no Estado de São Paulo, contribuindo para o superendividamento, o aumento da inadimplência e o encarecimento dos empréstimos. “O envio do AR é mais caro do que uma carta simples, e isso infelizmente afeta os credores, em especial os micro e pequenos empresários, influenciando inclusive que custos adicionais sejam repassados ao consumidor”, concluiu o presidente.

Exibindo image001.jpg

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE