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Balanço ACSP: reduções nos horários do comércio pela Copa derrubam vendas no começo de julho

Notícias 16 de julho de 2014

Com o fechamento das lojas durante horas em dias de jogos da seleção brasileira, vendas despencarem 12,55% na quinzena ante o mesmo período de junho e 6,05% na comparação anual, aponta levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP); inadimplência tem propensão a alta

São Paulo, 16 de julho de 2014. As reduções nos horários de funcionamento do comércio na capital paulista em dias de jogos da seleção brasileira na Copa no início deste mês derrubaram as vendas no varejo. É o que revela o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) referente à 1ª quinzena de julho.

Em relação ao mesmo período de junho, as vendas (a prazo e à vista) despencaram 12,55%, em média. Já em comparação com a 1ª quinzena de julho de 2013, a queda foi de cerca de 6,05%.

O presidente da ACSP, Rogério Amato, comenta o desempenho do varejo nesses 15 dias e a expectativa para as próximas semanas. “O movimento durante esse período foi prejudicado pela alteração da rotina dos estabelecimentos comerciais nos dias de jogos do Brasil. Esperamos que na 2ª quinzena, com a volta da cidade à rotina, parte das vendas se recuperem”, afirmou Amato, que também é presidente da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de SP) e presidente-interino da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil).

Outro fator que desestimulou as vendas foi a ausência de temperaturas baixas – assim, os consumidores não se animaram para comprar roupas e calçados da moda Outono-Inverno.

Vendas a prazo: televisores não emplacaram   

O Indicador de Movimento do Comércio a Prazo (IMC) do Balanço de Vendas aponta recuos de 7,8% e de 7,2% nas vendas na 1ª quinzena de julho ante junho e em relação à 1ª quinzena de julho de 2013, respectivamente - com os mesmos números de dias úteis. As quedas se devem às reduções de horário no funcionamento do comércio, que fizeram com que os consumidores deixassem de ir às compras. Outro fator é que as vendas de televisores para a Copa ficaram abaixo das expectativas dos varejistas. 

Vendas à vista: inverno não chegou  

As vendas à vista, calculadas pelo ICH (Indicador de Movimento de Cheques), caíram 17,3% e 4,9% ante a 1ª quinzena de junho e na comparação anual, respectivamente. As quedas são explicadas pelas alterações na rotina dos estabelecimentos comerciais; pela falta de frio no período (o consumidor não se animou para comprar roupas e sapatos da moda Outono-Inverno, que já está em liquidação); e pelas derrotas da seleção brasileira na Copa, prejudicando as vendas de produtos relacionados com a Copa, como adereços, salgadinhos e bebidas.

Inadimplência: propensão a alta  

O Balanço de Vendas da ACSP sinaliza leve propensão a alta da inadimplência. “Mas os dados não preocupam porque a inadimplência caiu nos últimos dois anos. Este patamar atual é relativamente baixo – a não ser que a taxa de desemprego aumente”, analisa Rogério Amato.

O IRI (Indicador de Registro de Inadimplentes), que mede a entrada de registro de consumidores inadimplentes, registrou alta sazonal de 21,4% na 1ª quinzena de julho ante junho – reflexo das vendas do Dia das Mães em maio. Em relação ao mesmo período de 2013 houve alta de 2,8%.

Já o IRC (Indicador de Recuperação de Crédito), que aponta os cancelamentos de dívidas, registrou alta sazonal de 18,7% em relação a junho - decorrente de negociações de dívidas para equilibrar o caixa das empresas – e leve recuo de 0,2% ante o mesmo período de 2013.   

Veja a tabela: 

Mais informações:
Ana Cecília Panizza
Assessoria de Imprensa
apanizza@acsp.com.br
(11) 3180-3220

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 119 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

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