Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Batatais recebe a visita da carreta-escola do Projeto

Notícias 23 de novembro de 2018

A visita da carreta-escola à cidade vem prestigiar a realização do 5º Movimenta Batatais, que acontecerá nesse domingo

Uma carreta baú de 15 metros que leva um projeto de educação ambiental chegou à Batatais nesta sexta-feira, 23. Trata-se do Projeto Educar para Preservar, de Furnas, com a carreta toda equipada com sala de aula e tecnologias, aberta à visitação da população batataense neste sábado e também no domingo, no Lago Artificial.

A visita da carreta-escola à cidade vem prestigiar a realização do 5º Movimenta Batatais, que acontecerá nesse domingo, 25, pois Furnas é um dos patrocinadores do evento.

O projeto “Educar para Preservar” coloca dentro da carreta aulas sobre consciência ambiental, preservação e diminuição do desperdício de energia elétrica. A iniciativa é de Furnas, em parceria com o Instituto Efort. A carroceria é equipada com laboratório, material audiovisual, filmes em 3D, realidade aumentada e outras tecnologias.

“A carreta é enorme, são 15 metros de extensão, equipada com sala de aula multimídia, experimentos didáticos, palco e sala de reunião. Algumas entidades que trabalham com educação infantil em Batatais, como a Samaritanos e a Cantinho do Futuro, agendaram visitas para a manhã desse sábado”, comentou o gerente executivo da ACE Batatais, Luiz Carlos Figueiredo.

Segundo o diretor de Engenharia de FURNAS, Cláudio Guilherme da Motta Branco, o Educar para Preservar complementa o projeto lançado pela empresa no final de 2017 para restabelecer a mata ciliar no entorno de 400 nascentes que contribuem para a formação do reservatório.

“Qualquer ação voltada à preservação do meio ambiente é sempre necessária. Uma diferença do projeto é a interatividade. As crianças de hoje são muito conectadas, demonstram mais interesse em atividades que envolvem a tecnologia e são muito criativas. Isto também incentiva o professor a se capacitar”, comenta Guilherme Ferraz de Menezes Borges, empresário integrante da comissão organizadora do Movimenta Batatais.

A carreta-escola ficará estacionada nas proximidades do Posto ômega e do Lago Artificial. Totalmente acessível para deficientes físicos, a carreta se transforma em uma unidade móvel de educação. O objetivo principal desse projeto é tornar professores, alunos e toda a comunidade, multiplicadores dos conceitos relacionados à preservação ambiental das nascentes da região, e do uso eficiente e seguro da energia elétrica.

Segundo informou Figueiredo, não há necessidade de fazer agendamento para visitar a carreta-escola, bastando ir até o local a qualquer hora do dia nesse sábado e no período da manhã do domingo.

Vergilio Oliveira - Assessoria de Imprensa ACE Batatais

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE