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Bens duráveis lideram retomada do varejo do Estado no 1º bimestre, revela Associação Comercial de SP

Notícias 07 de maio de 2018

Pesquisa ACVarejo aponta alta de 5,1% nas vendas, puxada pelas lojas de departamentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos (24,2%); de 20 regiões, somente ABC teve queda (-1,1%) e maior avanço foi em Campinas (12,4%)

O volume de vendas do varejo paulista aumentou 5,1% nos dois primeiros meses de 2018 em relação ao mesmo período do ano passado. O destaque fica por conta dos segmentos de bens duráveis, responsáveis pelos maiores crescimentos no bimestre. O ramo de lojas de departamentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, por exemplo, vendeu 24,2% a mais, enquanto o de móveis e decorações registrou alta de 23,9%. Os números são da pesquisa ACVarejo, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

“O comércio do estado cresce de forma sólida e tende a registrar taxas cada vez maiores até pelo menos o fim do primeiro semestre, recuperando parte das perdas dos últimos anos. Esse movimento é incentivado pelos aumentos de renda, emprego e crédito, pela redução dos juros e pela ampliação dos prazos de financiamento, favorecendo principalmente os produtos de maior valor, vendidos a prazo. Neste sentido, bens duráveis foram mais beneficiados, inclusive porque a base de comparação é fraca, visto que eles foram os que mais caíram durante a crise”, destaca Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Ele lembra que a realização da Copa do Mundo ajuda a puxar a venda de um bem durável: o televisor. Tanto é que a indústria brasileira tem aumentado a produção da chamada linha marrom (formada principalmente por TVs).

O único segmento com queda de vendas no primeiro bimestre foi outros tipos de comércio varejista (-4,3%), que incorpora empresas de menor porte e revendedoras de combustível. O ramo de farmácias e perfumarias ficou estável.

Regiões

Das 20 regiões paulistas analisadas pela pesquisa, somente o ABC registrou queda no volume de vendas (-1,1%) nos dois primeiros meses do ano sobre igual período de 2017. Por outro lado, a maior alta foi vista na região de Campinas (12,4%).

A pesquisa ACVarejo é elaborada mensalmente pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP, com informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Abrange as seguintes atividades econômicas: autopeças e acessórios; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; lojas de departamentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos; lojas de material de construção; lojas de móveis e decorações; lojas de vestuários, tecidos e calçados; outros tipos de comércio varejista; supermercados.

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 123 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

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