Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Black Friday; 75% afirmaram comprar pela Internet, e consumo de roupas e acessórios

Notícias 17 de novembro de 2023

 

Pesquisa ACSO aponta: 1 em cada 3 consumidores fará compras na Black Friday; 75% afirmaram comprar pela Internet, e consumo de roupas e acessórios é a preferência da maioria

A Associação Comercial de Sorocaba e Distrital Votorantim (ACSO) levantou a expectativa de compras na Black Friday de 2023, tendo a Athon Ensino Superior realizado, no período de 8 a 14 de novembro, pesquisa de mercado na qual foram entrevistados 194 consumidores, distribuídos entre as classes socioeconômicas A, B, C e D/E.

Após a tabulação dos dados, verificou-se que a maioria dos consumidores, ou seja, 52,4% deles, realizaram compras em 2022 e que, em 2023, 49,2%, ainda estão indecisos (porcentual bem próximo dos 46,8% verificados em 2022); 32,4% afirmaram que vão realizar compras na Black Friday, ou seja, um em cada três consumidores sorocabanos vão realizar compras na Black Friday de 2023.

Com o fim do período de incertezas dos três últimos anos, tanto os consumidores quanto o varejo estão mais otimistas, o que levará a maioria dos consumidores a realizar compras e buscar os descontos na data, mas sem deixar de lado a qualidade.

Quanto ao local escolhido para as compras, a maioria, ou seja, 75,1% dos entrevistados, afirmaram que vão realizar pela Internet; 17,3% em shoppings centers e 7,6% nas lojas do Centro de Sorocaba. Este comportamento, conforme os pesquisadores da Athon, é facilmente explicado como uma característica da Black Friday, em que os consumidores acham que os principais descontos são oferecidos pelos sites de comércio eletrônico, e também pela mudança causada pela pandemia do coronavírus, que, mesmo com a retomada do varejo físico, diversos consumidores se renderam ao comércio digital.

Com relação aos produtos a serem adquiridos, 28,9% dos entrevistados vão comprar roupas/acessórios/calçados; 14,8% celular/informática; 13,5% TV/ eletroeletrônicos; 13.2% produtos para casa e decoração; 12,1% alimentos/ bebidas, 5,1% viagens e 4,9% brinquedos. Verificou-se, ainda, que a maioria dos consumidores, ou seja, 61,2%, vão comprar mais de um produto.

Quanto aos valores a serem direcionados para o consumo, a expectativa dos consumidores será de gastar, aproximadamente, R$ 610, valor 5,5% maior que os R$ 578 de gasto no ano passado.

Com relação aos meios de pagamento, mais da metade dos consumidores (55,6%) vão realizar por meio de cartão de crédito; 14,2% com cartão de débito, 13,5% com PIX e 14,4% pretendem parcelar suas compras no cartão de crédito.

O presidente da ACSO, Hygor Duarte, atenta para as mudanças constantes no comportamento do consumidor. “Mais uma vez, fica claro que os meios digitais hoje fazem parte dos hábitos de compra dos consumidores; cada vez mais é necessário que os lojistas passem a atuar no mundo digital, buscando novos canais de venda, criando soluções próprias ou cooperativas e ser destaque nas redes sociais”.

Todavia, mesmo com este desafio, as vendas físicas deverão apresentar aumento, em torno de 10%, com 81,9% dos entrevistados acreditando que as lojas aumentam os preços antes de dar os descontos na Black Friday.

 

Sobre a Associação

A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE