Segundo pesquisa da Associação Comercial, em parceria com a Athon – Ensino Superior, 37,1% dos entrevistados afirmaram que vão sair às compras na sexta-feira (26/11). A maioria dos consumidores (63%) aproveitou os descontos em 2020 e, em 2021, 40,3%, ainda estão indecisos (percentual menor que os 73,3% verificados no ano passado).
“Esta indecisão, mais uma vez, é consequência da dificuldade de reação da economia, da alta dos preços de vários produtos que comprometem o orçamento de grande parte das famílias, bem como os índices de desemprego, que diminuem a confiança dos consumidores”, relata o setor de economia da entidade.
Quanto ao local escolhido, 77,1% dos entrevistados afirmaram que vão realizar suas compras pela internet, 12,5% nas lojas do centro/bairros e 9,8% em shoppings. Espera-se um aumento de aproximadamente 25% nas compras online.
Em relação aos produtos a serem adquiridos, 29,5% preferem itens para a casa e/ou decoração, 22,1% celular / informática, 14,7% TV / eletroeletrônicos, 12,6 % alimentos / bebidas, 11,6% viagens e 3,2% brinquedos.
Sobre os valores a serem direcionados para o consumo, a expectativa dos consumidores será de gastar aproximadamente R$ 590,00, valor 13% maior que o despendido no ano passado, apesar da elevação dos preços em função do aumento dos índices de inflação e da disparada do dólar.
A pesquisa também apontou que 51% dos ouvidos vão realizar o pagamento através de cartão de crédito (sendo que 13,5% pretendem parcelar), 14,6% com débito e 11,5% com pix.
Dicas para aproveitar a Black Friday
- Faça uma lista e mantenha o foco
Organize uma lista de quais itens você realmente precisa e quais você gostaria de comprar. Essa é uma forma de te ajudar a não gastar com outros produtos menos importantes e a não comprar por impulso. É importante conter a euforia e manter o controle.
- Compare os preços
Pesquise os preços dias antes da Black Friday e acompanhe a evolução dos valores dos produtos.
- Verifique se os sites são confiáveis
Se for fazer compras online, pesquise a confiança e a idoneidade do site, para não ter surpresas desagradáveis depois.
Sobre a Associação
A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.
Redes sociais:
Facebook ACSO: /acsorocaba
Facebook Conselho da Mulher Empreendedora: /cmecsorocaba
Facebook Clube de Compras: /clubedecomprasacso
Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL
Instagram ACSO: @acsorocaba
Instagram Clube de Compras: @clubedecomprasacso
Instagram Conselho da Mulher Empreendedora: @cmecsorocaba
Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba
Twitter: @acsorocaba
Canal no Telegram: t.me/acsorocaba
Site: www.acso.com.br
LARISSA COSTA
Comunicação | Assessoria de Imprensa
Associação Comercial de Sorocaba
Fone: (15) 3331-1003 / WhatsApp: (15) 98146-7182
www.acso.com.br