São Paulo, 1º de dezembro de 2016. O movimento de vendas a prazo no varejo paulistano cresceu 5,8% em novembro em relação ao mesmo mês de 2015, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O resultado positivo foi puxado por bens duráveis, como eletrônicos e eletrodomésticos.
De acordo com o presidente da entidade, Alencar Burti, o ânimo nesse segmento decorre do dia útil adicional neste ano, da base fraca de comparação e da Black Friday. “É um aumento significativo. Contudo, não podemos projetar esse resultado para o Natal, visto que o consumidor pode ter antecipado na Black Friday as vendas de fim de ano”, diz Burti.
Ele lembra que 2015 teve o pior Natal do Plano Real, o que pode sugerir que a queda de 2016 deve ser mais fraca. “Está nas mãos do consumidor. Depende do valor que está disposto a gastar”.
Já as vendas à vista registraram retração de 10,2% em novembro, influenciadas pelas variações de temperatura, prejudicando a comercialização de roupas e calçados da moda Primavera-Verão. Além disso, a Black Friday, grande data comercial do mês, não concentra seu apelo a esses tipos de artigo, gerando pouco impacto em seu desempenho.
Acumulado
No período acumulado de janeiro a novembro, as vendas a crédito e à vista acumulam perdas de 5,1% e de 12,7%, respectivamente, sobre igual período de 2015.
Variação mensal
Frente a outubro, tanto as vendas a prazo quanto à vista cresceram (4,4% e 10%, respectivamente) em novembro. O resultado é positivo, mas está dentro das expectativas para um mês que teve um dia útil a mais em relação ao mês anterior. Ambas as altas também podem ser justificadas pelo impacto comercial da Black Friday, que neste ano mostrou grande adesão do comércio popular de rua e dos shopping centers, e também do comércio eletrônico, que já vinha registrando altas taxas de expansão.