Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Black Friday salva vendas de bens duráveis em novembro, revela Associação Comercial de SP

Notícias 02 de dezembro de 2016

São Paulo, 1º de dezembro de 2016. O movimento de vendas a prazo no varejo paulistano cresceu 5,8% em novembro em relação ao mesmo mês de 2015, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O resultado positivo foi puxado por bens duráveis, como eletrônicos e eletrodomésticos.

De acordo com o presidente da entidade, Alencar Burti, o ânimo nesse segmento decorre do dia útil adicional neste ano, da base fraca de comparação e da Black Friday. “É um aumento significativo. Contudo, não podemos projetar esse resultado para o Natal, visto que o consumidor pode ter antecipado na Black Friday as vendas de fim de ano”, diz Burti.

Ele lembra que 2015 teve o pior Natal do Plano Real, o que pode sugerir que a queda de 2016 deve ser mais fraca. “Está nas mãos do consumidor. Depende do valor que está disposto a gastar”.

Já as vendas à vista registraram retração de 10,2% em novembro, influenciadas pelas variações de temperatura, prejudicando a comercialização de roupas e calçados da moda Primavera-Verão. Além disso, a Black Friday, grande data comercial do mês, não concentra seu apelo a esses tipos de artigo, gerando pouco impacto em seu desempenho.

Acumulado

No período acumulado de janeiro a novembro, as vendas a crédito e à vista acumulam perdas de 5,1% e de 12,7%, respectivamente, sobre igual período de 2015.

Variação mensal

Frente a outubro, tanto as vendas a prazo quanto à vista cresceram (4,4% e 10%, respectivamente) em novembro. O resultado é positivo, mas está dentro das expectativas para um mês que teve um dia útil a mais em relação ao mês anterior. Ambas as altas também podem ser justificadas pelo impacto comercial da Black Friday, que neste ano mostrou grande adesão do comércio popular de rua e dos shopping centers, e também do comércio eletrônico, que já vinha registrando altas taxas de expansão.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE