Quem possui ou trabalha em comércio sabe bem a importância de criar estratégias para constantemente aumentar o fluxo de clientes na loja. A Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE Ourinhos), através da sua parceira Boa Vista SCPC traz dicas para essa tarefa que foi tão prejudicada nos últimos anos devido às transformações ocasionadas pelo Covid-19.
Segundo a Boa Vista, o perfil dos consumidores tem mudado. Exigentes não apenas em relação aos produtos e serviços, atualmente o que se vê são potenciais consumidores cada vez mais ativos nas redes sociais. Eles pesquisam sobre os locais, valores, compartilham experiências e feedbacks, sejam eles positivos ou negativos, e, acima de tudo, buscam empresas que valorizam os clientes e se dedicam para encantá-los através do seu atendimento.
"Quando o empresário entende que precisa proporcionar experiências agradáveis ao consumidor, ele vai converter essas visitas em vendas. Entender os comportamentos, desejos e as ações do cliente dentro do estabelecimento comercial é fundamental para manter e expandir o negócio", destacou o presidente de ACE Ourinhos, Robson Martuchi.
Mas, afinal, o que é fluxo de clientes?
Fluxo de clientes é o percurso que o consumidor faz, seja de forma física ou virtual, até concluir a compra em seu estabelecimento. Ele é composto por pontos que vão desde a disposição dos produtos até a qualidade do atendimento prestado no local.
Quando as vendas são realizadas via internet, os dados desse trajeto que o consumidor faz são coletados durante a interação do usuário no site ou demais meios de comunicação, fazendo com que a empresa tenha acesso a todo o fluxo de comportamento do consumidor. Já quando se trata das lojas físicas, mesmo que o processo seja diferente, também é possível identificar esse caminho.
Por que é importante compreender o fluxo de clientes?
Quando um cliente entra na sua loja, na maioria das vezes ele já tem em mente o que gostaria. Todavia, é comum que além de adquirir esse item, o consumidor acabe escolhendo e comprando outros produtos e serviços além daquele inicialmente procurado. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como preços atrativos, promoções, atendimento ágil e eficaz, entre outros. Ou seja, isso não é obra do acaso, mas sim consequência de se aprender e saber oferecer o que aquele cliente almeja.
Como aumentar o número de clientes?
Para aumentar o número de clientes é primordial que o seu negócio não utilize os preços para conquistar novos consumidores. É claro que os valores dos seus produtos e serviços influenciam na escolha, mas é preciso se empenhar para que a personalidade do seu negócio seja diferenciada e se destaque em meio a tantos concorrentes. Nunca esqueça que se o seu diferencial for somente o preço, alguém poderá fazer mais barato em algum momento e você acabará perdendo espaço. Além disso, é fundamental investir em pesquisas para descobrir qual o seu público-alvo, comportamento e vontades deles.
Outro ponto importante é estabelecer uma relação de proximidade com os clientes antigos. Não é porque você tem como objetivo conquistar novos públicos que pode se dar ao luxo de esquecer aqueles que já confiam no seu negócio. Logo, pense em estratégias e novidades para seguir fidelizando esses consumidores.
Lembre-se:conquistar novos consumidores é mais caro do que fidelizar e manter os que a sua empresa já possui.
Como fazer os clientes entrarem na loja?
Para que isso aconteça é essencial que você conheça bem o seu público-alvo e invista em estratégias que chamem a atenção desse consumidor, como promoções, ofertas, descontos atrativos, brindes e condições de pagamento diferenciadas. Esse é o momento em que a criatividade precisa reinar.
É importante salientar também a relevância que a vitrine da sua loja tem nesse processo. Lembre-se, assim como a roupa que vestimos, os acessórios que usamos, e tudo que compõe a nossa aparência transmite uma mensagem, igualmente ocorre no seu mostruário.
DICAS FINAIS:
Entenda seu perfil de consumidores;
Seja criativo;
Inove;
Ouse;
Invista no design da vitrine;
Aproveite as datas comemorativas;
Alterne os produtos expostos frequentemente;
Mantenha seu mostruário sempre bem ilumina