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Boa Vista SCPC aponta que Cadastro Positivo auxiliou 41% dos consumidores

Notícias 19 de janeiro de 2022

Linha fina: De acordo com a Boa Vista, as soluções baseadas no banco de dados ajudaram a reduzir, em média, 10,4% nas taxas cobradas no crédito pessoal não consignado para novos tomadores de crédito


O novo produto que está sendo ofertado pela Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos, o Cadastro Positivo, já está provando seu valor após dois anos de utilização por pessoas físicas e jurídicas. 


De acordo com pesquisa realizada pela empresa de inteligência analítica Boa Vista, 80% dos consumidores já tiveram problemas ao tentar solicitar crédito, e que nesses últimos dois anos com o Cadastro Positivo (banco de dados com informações de pagamento), auxiliou 41% dos entrevistados a melhorarem sua nota de crédito (score) e reduziu, em média, 10,4% as taxas cobradas no crédito pessoal não consignado para novos tomadores de crédito. Outros 33% dos entrevistados contaram que o Cadastro Positivo ajudou a nota de crédito a ficar na mesma faixa de classificação e 26% alegam que tiveram queda no score.


"A pesquisa mostra que o cadastro positivo está auxiliando as pessoas a voltarem a ter crédito, voltando assim a consumir mais. A economia é uma roda e precisa de todos os lados em equilíbrio para girar, então se a pessoa está tendo um bom histórico de crédito ela precisa voltar a consumir. É exatamente isso que o cadastro positivo está proporcionando para as pessoas e empresas", destacou o presidente da ACE Ourinhos, Robson Martuchi. 


Segundo a pesquisa, as principais causas apontadas pelos entrevistados como um dos problemas ao tentar solicitar crédito no mercado são: ter restrições no nome, mencionada por 51% dos respondentes, e possuir score de crédito baixo (31%). Em seguida, não ter como comprovar renda (12%), não ter carteira assinada (4%) e não ter conta em banco (2%). Esses fatores podem dificultar a tomada de crédito por parte do consumidor, já que as empresas levam em conta informações sobre comportamento de pagamentos dos clientes, sejam pessoas físicas, sejam pessoas jurídicas, para realizar a análise e se decidir pela concessão.


A pesquisa também verificou o entendimento sobre o Cadastro Positivo. Em 2021, a Boa Vista constatou que aproximadamente dois terços dos consumidores afirmam saber do que se trata o Cadastro Positivo. O conhecimento espontâneo da iniciativa cresceu nos últimos três anos, com 78% dos consumidores que afirmaram ter ciência deste banco de dados, frente aos 61% registrados em 2018. Mas, entre as pessoas que dizem não conhecer o Cadastro Positivo, a maioria também não sabe como e onde consultar suas informações.


Cerca de 40% dos consumidores entendem que o Cadastro Positivo deve fazer com que sejam reconhecidos pelas contas pagas e não somente por dívidas. O estudo também aponta que seis em cada dez, ou 60% dos consumidores que conhecem o próprio score, atribuem grande importância da nota na vida financeira.


"Entendemos que o fornecimento de informações mais precisas para concessão de crédito pode proporcionar impactos positivos para a economia do país, através, por exemplo, de uma possível diminuição da taxa de juros médio e da inclusão de consumidores no mercado de crédito", explica Flávio Calife, economista da Boa Vista.


Consumidor Positivo


Saber se as informações de pagamento já fazem parte do Cadastro Positivo, ter acesso ao score de crédito e aos débitos registrados no CPF é um direito do consumidor. Na Boa Vista é possível consultá-las de forma simples, rápida e segura, gratuitamente, no site www.consumidorpositivo.com.br.


Recentemente a empresa adquiriu a Acordo Certo – www.acordocerto.com.br. Plataforma digital na qual é possível buscar renegociações de débitos, de graça, junto a empresas credoras.


 

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