FACESP - Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo novas ideias
construindo caminhos
FACEP
Acesse o SAE

Botucatu: 163 anos de plena união e desenvolvimento

Notícias 13 de abril de 2018

Botucatu vive, neste 14 de abril, sua data mais importante. Não somente pela celebração de sua emancipação político-administrativa, mas por lembrar que esta cidade tem história. E que história! Desde as primeiras ocupações no território, ainda no século XVIII, passando pela doação das áreas pelo capitão José Gomes Pinheiro e a fundação da cidade, em 1855, tivemos pessoas que transformam a terra dos Bons Ares e das Boas Escolas no lugar de oportunidades.

Mais do que orgulhosos, temos o sentimento de amor e compromisso com nossa cidade. A União ACE CDL faz parte desta história. Atuamos há quase um século, desde a época da antiga Associação Comercial e Industrial de Botucatu, a ACIB, colaborando com a geração de empregos. Vemos a qualidade de nosso comércio, um dos mais competitivos do interior paulista. Os números reforçam a riqueza gerada pelos botucatuenses.

As centenas de empresas instaladas aqui geram riquezas, empregos e, claro, maior dignidade ao cidadão. Não à toa, são essenciais em nosso Produto Interno Bruto (PIB)- a soma de todas as riquezas- que, em 2015, foi de R$ 4.186.986. Duratex, Eucatex, Caio Induscar, Embraer, Café Tesouro, Centroflora/Anidro, além do nosso comércio, contribuem para a pujança da economia botucatuense, mesmo em momentos de crise e dificuldades.

E são muitos os botucatuenses que se destacam, seja nas artes, no esporte, ciência, economia. Terra de beleza única, que atrai cada vez mais visitantes e começa a ter um perfil turístico ímpar. Somos a Terra da Aventura, da gastronomia, da cultura e do lazer.

Boas escolas. E quantas boas escolas. Desde o ensino fundamental até à excelência do nível de ensino superior, com as universidades e faculdades aqui instaladas. O próprio IBGE mostra que 97,8% das crianças e jovens de 7 a 14 anos estavam nas salas de aula. Garantia de um futuro com mais preparo intelectual e de consciência social.

Todos esses fatores consolidam nossa cidade como um lugar único para se morar e trabalhar. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ferramenta da ONU para classificar a qualidade de vida, classifica nosso município como sendo muito alta.

Somos mais de 142 mil botucatuenses construindo histórias de superação, sucesso e amor com esta terra, especial e querida por todos. São 142 mil abraços fraternos e emocionados por fazerem parte desta construção de uma cidade melhor.

Parabéns, Botucatu!

Emílio Angella Neto é presidente da União ACE CDL de Botucatu

Parceiros CACB Rede Verde Amarela SCPC SEBRAE Certisign