Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

CACB e Facesp reúnem-se com Nici para primeira avaliação do Projeto Empreender Competitivo

Notícias 25 de abril de 2014

O Núcleo de Imobiliárias e Corretores de Itatiba (Nici), da Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) recebeu na manhã de ontem, quinta-feira, dia 24 de abril, representantes da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). O encontro, que teve a presença dos membros do Nici, bem como da consultora Débora Giani, foi realizado no Salão de Cursos da Aicita.

Compareceram ao município Andreas Dohle, consultor da CACB; Marcelo Nunes, coordenador-estadual do Projeto Empreender Competitivo de São Paulo, pela Facesp; e Elizandra Bueno de Godoy, consultora-regional da Facesp. Tais representantes estiveram em Itatiba a fim de realizar a primeira avaliação do Projeto Empreender Competitivo 2013-2015, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional) em parceria com a CACB, do qual o Núcleo é um dos 96 projetos contemplados em todo o Brasil – sendo 33 somente do Estado de São Paulo. Até este momento, já puderam observar, por exemplo, a conclusão do curso de Design Gráfico, realizado a 22 corretores.

Todas as imobiliárias do Nici estavam presentes: D&A Consultoria Imobiliária – Daisy Penteado; Edwal Penteado Negócios Imobiliários – Edwal Penteado; Evolução Negócios Imobiliários – Elizabete Cassaro; Gildo Milanez – José Pedro de Oliveira; Imobiliária Assahi – Cabral; Nallin – Janaina Russi; Reinaldo Imóveis – Reinaldo Albino; RGR – Benedito Justino; Samira Imóveis – Samira Borella Baessa; Terracima Negócios Imobiliários – Carolina Almeida; Unika Imóveis – Sidnei Contesini; e Viana Imóveis – Dagmar Viana.

Momento inicial

Marcelo, coordenador-estadual do Projeto Empreender Competitivo, explicou que o acompanhamento das ações é realizado em três momentos: início, meio e fim do projeto. “O projeto foi iniciado há alguns meses e temos que avaliá-lo em andamento, para dar um direcionamento. Assim, vemos se o que consta no projeto realmente está alinhado com o grupo. Também avaliamos se o que foi proposto está sendo executado. Daqui oito meses, voltamos para acompanhar o cronograma”, anunciou.

O interessante, principalmente no início do projeto, é avaliar a participação do grupo e as ações, mesmo com mudança de cronograma. “O que vale é estar dentro do escopo e sendo executado. Aqui, todo o processo está em andamento”, comentou Marcelo. O projeto tem exigência de uma contrapartida mínima de 44% do valor total do investimento. “Este é outro ponto importante, pois mostra o comprometimento de todos. Este já é um parâmetro para saber se está positivo o desenvolvimento”, observou o coordenador-estadual.

Prestação de contas

Como o projeto recebe recurso do Sebrae Nacional, é papel da Confederação ter este acompanhamento. “Em cima disso, é feito um trabalho de informações que serão anexadas ao projeto”, continuou Marcelo. Há um sistema do Sebrae que é alimentado com estas informações, assim como uma prestação de contas da utilização de recursos e dos resultados.

Para Andreas, da CACB, a avaliação inicial foi bem positiva. “Um bom sinal foi todos estarem presentes. Percebemos um clima positivo entre as pessoas”, destacou o consultor da Confederação. “Nesta primeira fase, fazemos mais uma previsão do que pode haver de dificuldades, mas não identificamos nada que possa atrapalhar a execução. É uma boa associação, com boa consultoria e um bom grupo. O projeto está bem desenhado e vai dar tudo certo”, aposta Andreas.

O projeto proposto pelo Nici prevê ainda o incremento de equipamentos e a disponibilização de outros cursos específicos, tais como Direito Imobiliário e PNL Em Vendas. Como são 18 meses para a execução, o projeto do Nici está “bem diluído” e o cronograma segue até o próximo ano, conforme completou Débora, da Aicita.

Prêmio MPE

Além disso, os membros do Nici foram convidados a se inscreverem no MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para as Micro e Pequenas Empresas. Esta é uma iniciativa do Sebrae, do grupo empresarial Gerdau e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), que objetiva reconhecer, tanto em âmbito estadual quanto nacional, as micro e pequenas empresas que alcançam o aumento da qualidade, produtividade e competitividade por meio dos conceitos e práticas de gestão.

O convite ao Nici é devido ao bom histórico de premiados serem participantes de um núcleo setorial do Programa Empreender Competitivo. Anualmente, ao menos um finalista das oito categorias é um participante do Empreender. As inscrições já estão abertas e seguem até dia 1 de agosto. Outras informações, com a gestora do Prêmio no Estado de São Paulo, Julia de Ganperi Scarafi, pelo (11) 3177-4929 ou através do juliag@sp.sebrae.com.br. 

Contato com a Imprensa
Tatiana Petti /Assessora de imprensa
Tel:(11) 4534-7894/ (11) 99-456-8833
E-mail: imprensa@aicita.com.br 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE