Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Caixa já opera o Pronampe com taxa de juros bem abaixo do mercado

Notícias 29 de junho de 2020

A Caixa Econômica já fechou mais de 3 mil contratos em todo o país da nova linha de crédito do Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), desde o lançamento, em 16 de junho.

 

A linha de crédito foi criada para auxiliar as micro e pequenas empresas durante a crise do novo coronavírus e oferece empréstimos de até 30% da receita anual registrada em 2019.  Pelo Pronampe, os financiamentos têm prazo total de 36 meses, sendo oito meses de carência para começar a pagar e financiamento em 28 parcelas. A taxa de juros anual máxima é igual à taxa básica de juros (Selic) + 1,25% ao ano.

“Esta taxa de juros é muito atrativa e pode dar um fôlego para o pequeno empreendedor continuar seu negócio neste período tão complicado em que estamos vivendo”, afirma o presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, Mark William Ormenese Monteiro. “Mas esperamos que este crédito chegue, efetivamente, ao empresário. Percebemos que ainda há muita dificuldade nestes programas oferecidos pelo governo e o dinheiro não está chegando nas mãos de quem está precisando.”

Por enquanto apenas a Caixa está ofertando o Programa e os bancos privados ainda estão se preparando para trabalhar com esta linha de crédito, o que deve ocorrer somente a partir de 15 de julho.

O Banco do Brasil já está se estruturando para ofertar o Pronampe e nesta quarta (1), das 10h às 12h, o Sebrae fará uma live especial para falar sobre as ações criadas por pela instituição financeira para atender especialmente empresários da região de Campinas, Sorocaba e Jundiaí. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/rvK9kAnTi7rHn8Bn9

Para apresentar esta e outras linhas de crédito oferecidas, o programa Jundiaí Empreendedora realiza um encontro online gratuito, com o Sebrae e apoio da ACE Jundiaí, no dia 7 de julho, das 15h às 17h. Especialistas do Sebrae vão conversar com representantes das principais instituições financeiras para apresentarem as opções para os empresários neste momento. A inscrição para o evento pode ser feita no link: https://www.sympla.com.br/jundiai-empreendedora---sebrae-encontro-online-de-credito__867211

 Como contratar o Pronampe

As operações de crédito poderão ser utilizadas para investimentos e capital de giro isolado ou associado ao investimento. Dessa forma, além de poderem realizar reformas e adquirir máquinas e equipamentos, as micro e pequenas empresas também poderão utilizar os recursos para despesas operacionais, como pagamento de salário de empregados, compra de matérias-primas, mercadorias, entre outros. O programa proíbe o uso dos recursos para a distribuição de lucros e dividendos entre os sócios do negócio.

No pedido do crédito as empresas assumirão contratualmente a obrigação de preservar o quantitativo de empregados em número igual ou superior ao verificado na data da publicação da Lei n° 13.999/2020, no período compreendido entre a data da contratação e o 60º dia após o recebimento da última parcela da linha de crédito

Para contratar o financiamento, os clientes devem acessar o site da Caixa (www.caixa.gov.br/pronampe), preencher o formulário de interesse ao crédito e um gerente da região entrará em contato por telefone para ofertar o pacote de soluções financeiras do banco. Os interessados também podem fazer a solicitação diretamente nas agências da Caixa.

A Caixa iniciará o atendimento pelas empresas optantes pelo Simples. Em seguida, serão atendidas as empresas não optantes e, logo após, será a vez dos microempreendedores individuais (MEI), conforme a disponibilização dos dados pela Receita Federal.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE