Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Câmara Municipal aprova convênio para implantação da Junta Comercial em Botucatu

Notícias 14 de novembro de 2018

Botucatu está próxima de ter a regional da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, subordinada administrativamente ao governo estadual paulista. Um passo crucial para a viabilização do novo escritório da entidade, foi dado na última segunda-feira, 12, com a aprovação do Projeto de Lei 0078/2018 pela Câmara Municipal.

O objetivo do escritório será desconcentrar serviços relativos a registro público de empresas mercantis e atividades afins. Atualmente, contadores ou mesmo empresários precisam se deslocar a outros municípios, como Bauru, Sorocaba, Campinas ou mesmo São Paulo para a viabilização de trâmites burocráticos na abertura ou encerramento de empresas.

O texto, encaminhado pelo prefeito Mário Pardini (PSDB), e apreciado pelos vereadores, especifica que a implantação do escritório da Jucesp será uma parceria entre a Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda; com a Associação Comercial e Empresarial de Botucatu (ACEB).

Com isso, a implantação do escritório regional começa a ser formatada pelas partes envolvidas no convênio. A previsão é que o escritório seja implantado na sede da ACEB, na Rua Curuzu, com a estrutura necessária para o atendimento ao público. A Prefeitura Municipal ficará a cargo da cessão de dois funcionários da Prefeitura que passarão por treinamento para os trâmites e procedimentos específicos na abertura de empresas e outras assistências relativas.

A proposta da regional da Junta Comercial em Botucatu era um anseio do empresariado local. Desde 2013, requerimentos foram protocolados na Câmara de vereadores, a fim da implantação da unidade. No entanto, em julho de 2016, o deputado estadual Fernando Cury (PPS), anunciou a viabilização do escritório. Estudos técnicos e de viabilização, além de todos os trâmites burocráticos realizados pelas entidades interessadas.

Segundo o prefeito Mário Pardini, a implantação do escritório significa um passo na atração de empreendimentos no âmbito comercial para o município. “Ter este escritório em nossa Cidade é um grande passo para continuarmos no bom ritmo do desenvolvimento econômico na Cidade, já que contribuirá para a desburocratização e incentivo ao empreendedorismo. Isso com certeza se reflete em maior possibilidade de geração de emprego, que é uma de nossas bandeiras a frente do Poder Público Municipal”, frisou.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Botucatu, Emílio Angella Neto, a aprovação do convênio com a Prefeitura de Botucatu será um facilitador nas ações de desenvolvimento econômico do município. “Botucatu é um polo regional em diversos segmentos econômicos, mas tinha o entrave de que a abertura de algum comércio precisava ter mais este custo para as certificações da Junta Comercial. A celebração do convênio trará a praticidade aliada a uma redução significativa no tempo e de gastos para se abrir um novo negócio”, declarou. 

Durante a sessão na Câmara, parlamentares ressaltaram a importância da Jucesp no município. Para sargento Laudo (PP), um empecilho na abertura de novas empresas mercantis referia-se justamente a uma série de procedimentos a se adotar. O registro na Junta, por exemplo, é a etapa inicial neste processo. “Os contadores precisavam se deslocar a Bauru para fazer diversos serviços e uma viagem dessas, com todos os custos e taxas, não ficaria por menos de R$ 200. Com esse convênio, teremos um braço desse órgão, onde os empresários botucatuenses terão atendimento no próprio município, gerando acesso amplo aos serviços com maior economia”, salientou.

A opinião foi compartilhada pelo vereador Paulo Renato (PSC), ao reafirmar as dificuldades que empresários interessados na abertura de um novo negócio e escritórios de contabilidade tinham em busca dos serviços da Jucesp. “Muitas vezes os empresários de Botucatu precisam se deslocar a grandes distâncias para buscar apenas um documento ou mesmo uma simples certificação. Estando o escritório em nosso município, é mais um fomento para o desenvolvimento econômico de toda a região”, completou o vereador.

Imprensa União ACE CDL Botucatu <imprensa@acecdlbotucatu.com.br

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE