Empreender no Brasil é um grande desafio. Dados do estudo “Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo”, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que 80% das micro e pequenas empresas fecham ainda no primeiro ano de funcionamento.
Diversas razões levam a este triste resultado, desde falta de planejamento estratégico antes de abrir as portas até o relacionamento com o cliente.
Como incentivar o cliente a consumir mais em seu estabelecimento? Como fidelizá-lo e tê-lo sempre em sua loja?
Oferecer brindes e prêmios aos consumidores é uma estratégia interessante, porém muitos pequenos empreendedores podem ter dificuldades em dar prêmios atrativos.
Pensando nisso, a Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) lança a campanha “ACSO Premia Você”, por meio da qual empresas associadas, de qualquer porte, têm a oportunidade de oferecer quase R$ 100 mil em prêmios a seus clientes.
São prêmios como TV LED 60“, Air Fryer, Notebook, Frigobar e, no Mês das Crianças, até passeios ao Parque da Mônica. Há ainda vales-compras de até R$ 5 mil e, além dos clientes, os vendedores e os empresários também concorrem.
É por atrativos assim que Marco de Oliveira Jesus, da empresa Espelho D'Água Piscinas, localizada em Sorocaba no bairro Além Ponte, vai mais uma vez participar da campanha. “No ano passado participei pela primeira vez e foi importante para fidelizar clientes. No primeiro sorteio um cliente da loja, que nunca havia comprado conosco até então, foi contemplado. Isso fez com que voltasse mais vezes”, comenta.
Cada consumidor recebe um cupom ao fazer compras acima de R$ 30. O código do cupom deve ser cadastrado no site www.acsopremiavoce.com.br. Os cupons são acumulativos e serão realizados sete sorteios mensais, de junho a dezembro.
Fidelizar e vencer a sazonalidade
Marco conta também que utiliza outras estratégias para aumentar o ticket médio de suas vendas e fidelizar clientes. Sua loja, especializada em produtos saneantes para piscinas, tem 12 anos de mercado e ele percebeu que havia uma oportunidade que poderia aproveitar.
“Muitos clientes vinham comprar um balde de cloro e estavam com sacos de ração de cachorro recém-comprados no porta-malas. Percebemos que poderíamos também oferecer este produto”, explica.
Inserido em um mercado que vive as oscilações da sazonalidade em função das estações do ano e temperaturas, Marco reconhece o valor de ter diversificado sua oferta de produtos. “No período de abril a junho nosso foco são os produtos para pets. Já chegamos a ter queda no faturamento de até 70% nos produtos para piscina em função do frio”, recorda.
A Campanha de Prêmios também é uma aliada nesta época. “É muito importante para fidelizar clientes e tem um nome de peso por trás, a Associação Comercial”.
Os sorteios da campanha são sempre temáticos de acordo com cada mês. Junho será dedicado ao Dia dos Namorados, agosto ao Dia dos Pais, novembro à Black Friday e assim por diante, terminando com o sorteio especial de Natal, em dezembro.
Suporte e benefícios desde o início
Morador do bairro Iporanga 2, em Sorocaba, Adriano Avelino da Silva percebeu que faltava a oferta de produtos do dia a dia perto de casa. Ao lado da esposa, Thaise, decidiu tornar-se um empreendedor e assim nasceu a Mercearia Avelino, há pouco mais de seis meses.
Com o objetivo de fortalecer sua empresa e não entrar nas triste estatística de mortalidade precoce apontada pelo IBGE, Adriano já associou sua empresa à Associação Comercial de Sorocaba e também aderiu à Campanha pela primeira vez, oferecendo prêmios a seus clientes que dificilmente uma empresa recém-aberta poderia dar.
“É um diferencial para o cliente poder ganhar algo comprando na mercearia, importante para impulsionar as vendas. A clientela gosta de prêmios e no Brasil a famosa 'fezinha', faz muito sucesso”, comenta.
Adriano, que está enquadrado como Microempreendedor Individual (MEI), enumera as vantagens de associar-se à ACSO. “A contribuição associativa não tem um valor alto e você tem acesso a muitos benefícios”, conclui.
Entrega dos kits
Os kits com cartaz e cupons estão sendo entregues às empresas participantes de segunda a sexta-feira das 09h às 17h em dois endereços fixos:
- Gabinete de Leitura Sorocabano - Praça Cel. Fernando Prestes, 21, Centro - Sorocaba;
- Distrital Votorantim - Galeria 677, Av. 31 de Março, Centro - Votorantim.
Também é possível retirá-los pelo sistema drive-thru em datas e locais pré-determinados. Acesse www.acso.com.br e confira a relação completa dos pontos.
Informações sobre a Campanha de Prêmios “ACSO Premia Você”, como regulamento, datas de sorteios e lista de prêmios, podem ser acessadas no site da campanha, www.acsopremiavoce.com.br.
Se ainda não participa da Campanha, ligue 15 3331-1003 e faça parte!
Sobre a Associação
A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.