Depois da passagem do fim do ano, em dezembro, e do começo da temporada em janeiro, o mês de fevereiro marca praticamente o início das atividades promocionais da entidade para estimular as vendas no varejo em geral, com a campanha que será desenvolvida no mês de fevereiro, com foco principal nas atividades relacionadas ao retorno das aulas escolares em todos os níveis: infantil, juvenil, universitário e até os da categoria sênior. “É a grande atividade a ser vivenciada pela comunidade neste período de fevereiro”, disse o presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, Adriano Luiz Martins ao tomar conhecimento das atividades que serão realizadas dentro deste tema que será utilizado para motivar o varejo em geral.
Independente da escola ser pública ou privada muitas famílias estarão mobilizadas neste sentido. “O movimento entre as livrarias, comércio de eletroeletrônico, computadores, uniformes, dentre outras atividades serão bem fortalecidas”, acredita o superintendente da associação comercial mariliense, José Augusto Gomes, ao acrescentar as academias de ginásticas, restaurantes e lojas em geral, que terão movimento intensificados, depois do período de férias familiares. “Com o pessoal viajando, todos os segmentos do varejo sentem um pouco a ausência do consumidor que está praticamente em grande maioria de férias”, falou o dirigente com mais de quatro décadas envolvidas com o varejo de Marília, através da associação comercial. “A volta às aulas escolares realmente marca um novo período, como se mostrasse que tudo voltará ao normal. Como antigamente”, comparou.
Não havendo nenhuma promoção ou sorteio, a campanha do mês de fevereiro será voltada para os segmentos de livros, papelarias e armarinhos, como os segmentos secundários, pois, serão intensificados, ficando por conta da associação comercial os destaques para o horário de funcionamento do comércio neste período. “O mês de fevereiro, com o Carnaval, além de ser menor, ainda tem as festas carnavalescas que prejudicam, um pouco, o movimento do comércio em razão da ausência de grande parte dos consumidores que prefere viajar”, opinou José Augusto Gomes ao informar que o calendário do horário especial de atendimento do comércio de Marília será disponibilizado para os associados. “É importante que o comerciante e o comerciário informem os consumidores sobre o funcionamento das lojas”, sugeriu.
Para o mês de fevereiro os dois primeiros sábados do mês, dias 04 e 11 o funcionamento será até às 17 horas, enquanto que os outros dois, dias 18 e 25, o funcionamento será até às 13 horas. “Isso é por lei, não tem como mudar”, reforçou. Dia 21 é o Carnaval, uma terça-feira, ponto facultativo e não feriado. Dia 22 é Quarta-feira de Cinzas, ponto facultativo também, quando as lojas funcionam meio período, a partir das 12 horas até às 18 horas. “Durante um mês completo, em fevereiro, são apenas 18 dias úteis com o funcionamento normal do comércio das 8 às 18 horas”, pontuou José Augusto Gomes ao apontar a dificuldade do varejo se adaptar para as vendas com menos dias funcionando. “Pouco tempo, poucas vendas”, acredita Adriano Luiz Martins que promete para o mês de março a campanha “Liquida Marília”, como tema principal para a próxima campanha promocional. “Todos os meses temos um tema forte de apelo comercial”, enfatizou José Augusto Gomes ao direcionar as principais atenções para o mês de maio, com o Dia das Mães, a primeira data forte no calendário promocional do comércio em geral.
LEGENDA – José Augusto Gomes e Adriano Luiz Martins falam sobre a campanha promocional do mês de fevereiro, a primeira do ano
LEGENDA/FOTO – ARQUIVO: Guto X Adriano 240123