Os empreendedores que buscam facilidade e rapidez para se capacitar podem contar com os cursos online do Sebrae, disponibilizados por meio do Whatsapp e Telegram. O portifólio oferece atualmente 30 capacitações e cinco trilhas de aprendizagem totalmente gratuitas e sem limite de vagas. Até o momento, já foram realizadas mais de 300 mil matrículas.
O analista de Soluções do Sebrae, Hugo Lumazzini, explica que os cursos via aplicativo de mensagens podem ser feitos a qualquer hora, de acordo com a disponibilidade do empreendedor. “Os cursos estão disponíveis o tempo todo na mão do cliente e as facilidades são enormes. O empreendedor pode fazer o curso na hora e no momento que preferir e pode receber os conteúdos para acessar depois”, explicou.
Entre os cinco cursos mais procurados estão: “Marketing Digital: planejar para vender pela internet”; “Controle da movimentação financeira”; “Conhecendo e valorizando seu cliente”; “Planeje suas metas e resultados” e “Acesso ao crédito”.
Essas capacitações correspondem a 55% das matrículas realizadas.
“Observamos que os cinco cursos mais demandados se relacionam com o momento da pandemia, em que os donos de micro e pequenas empresas têm necessidade de reestruturar seus modelos de negócios, precisam se planejar de forma eficiente e ainda enfrentam dificuldades financeiras e necessitam de acesso ao crédito”, comentou o analista do Sebrae.
Para acessar os cursos, basta entrar pelo celular no Portal do Sebrae no endereço eletrônico: https://www.sebrae.com.br/cursoswhatsapp e escolher o curso desejado que será automaticamente disponibilizado no aparelho. Os cursos são de curta duração, em média duas horas, com recursos audiovisuais como vídeos, áudios, infográficos e textos diretos. Ao concluir o curso, é emitido um certificado de participação em até 1 hora, que é entregue diretamente no próprio app.
Tecnologia e modernidade
O uso de inteligência artificial e chatbots confere modernidade e alto poder de alcance das capacitações do Sebrae, sem precisar ampliar equipe de atendimento da instituição. “Em termos de tecnologia e inovação, o Sebrae está bem à frente do mercado, pois os cursos não têm intermediação humana alguma e são acessados de forma autoinstrucional, ou seja, os conteúdos são disponibilizados automaticamente à medida que o aluno ou aluna avança no curso”, destacou Lumazzini. (Por Agência Sebrae)