Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

CBMAE-Acim promovem mutirão em novembro

Notícias 08 de novembro de 2013

Os consumidores que desejam recuperar o crédito para investimento no mês de dezembro, nas compras de Natal, passam a ter uma oportunidade neste mês de novembro, com o mutirão de conciliação, quando dentro da lei, acordos de débitos são oficializados e o credor passa a sair da lista de restrição do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim). O escritório da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE), localizado na sede da Acim, está promovendo de 1º a 30 de novembro o mutirão de conciliação, visando atrair interessados no melhor e maior período de compras do ano. “Em novembro os encontros jurídicos são agendados com mais frequência e mais constantes”, disse o presidente da Acim, Libânio Victor Nunes de Oliveira.

A Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE) é um órgão da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) criada em 2000 através de uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com o Sebrae para a disseminação dos Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias (MESCs). Os MESCs são procedimentos que visam a busca da melhor solução de maneira rápida, sigilosa e segura, na qual as partes se envolvem na construção da decisão. A CBMAE trabalha com a conciliação, mediação e arbitragem, atuando em duas frentes de prestação de serviço: A abertura e suporte de câmaras de mediação e arbitragem; e na abertura e suporte de Postos Avançados de Conciliação Extraprocessual (PACEs).

Segundo Marcelo de Souza Carneiro, coordenador da CBMAE-Acim, o índice de acordo é próximo a 100%, o que passa a ser um importante instrumento para as empresas, que procuram receber débitos antigos e para os devedores, que passam a recuperar o crédito. “Praticamente todas as pessoas que procuraram a Câmara Arbitral de Marília tiveram sucesso”, disse o dirigente mariliense. “A conciliação é uma forma de solução extrajudicial, no qual as partes são orientadas para a construção de um acordo”, disse o conciliador. “Em vários casos os acordos acontecem porque as partes querem ser ouvidas”, opinou ao lembrar que a conciliação surge com esta oportunidade de acordo.

Na opinião de Libânio Victor Nunes de Oliveira quando a empresa recupera os créditos com maior agilidade, ela pode ter mais recursos para fazer frente as despesas do dia a dia, reforçando o caixa. “Manter o fluxo de caixa positivo pode evitar com que as empresas tenham que buscar empréstimos”, comentou o dirigente da Acim. “Assim, o uso da conciliação, especialmente para as micro e pequenas empresas, pode ser uma alternativa para o não fechamento definitivo”, opinou Libânio Victor Nunes de Oliveira. Podem ser inscritos problemas referentes à rescisão contratual, cobrança de inadimplência, e quaisquer outros conflitos empresariais. Os setores de serviços, comércio em geral e imobiliário estão entre as áreas mais atendidas.

Para procurar a Câmara Arbitral de Marília basta entrar em contato com a secretaria da Acim, através do número telefônico (14) 3402-3300, ou através do endereço eletrônico:marcelo@acim.org.br

 

Contato com a Imprensa

Márcio Medeirois / Assessoria de Comunicação

Tel: (14) 3454.5072

E-mail: redacao@eficaz.jor.br 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE