Reconhecer, valorizar e incentivar o empreendedorismo feminino. Com esses propósitos, o Sebrae-SP realizou na última sexta-feira (7 de outubro) a entrega do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, na Feira do Empreendedor.
A cerimônia de premiação ocorreu na Arena de Negócios, maior espaço da Feira dedicado a palestras. O evento contou com a presença da apresentadora Sabrina Sato, escolhida pela revista Forbes Brasil uma das 20 mulheres de mais sucesso do País.
A vencedora da etapa estadual na categoria “Pequenos negócios” foi Bruna Prado Galvão Rister, da empresa Bazar Bruna Prado. Ela é de Pindamonhangaba e abriu o bazar para ajudar em casa após a falência do pai. Na pandemia, fez parcerias com lojas para movimentar o estoque e hoje, além da loja física, envia produtos para mais de dez Estados.
Na categoria “Microempreendedora Individual”, Iara Battoni, da empresa Janela da Namoradeira, levou o prêmio. Formada em figurino, Iara voltou para Amparo, sua cidade natal em 2012 e resolveu abrir a janela do seu quarto para vender chocolate quente. Atualmente, ela une doce e arte pois acredita no impacto positivo que isso pode ter na vida das pessoas.
Lucimara Rosa de Aguiar, da empresa NI, foi a vencedora da etapa estadual da categoria “Produtora rural”. Lucimara é do quilombo Cafundó, de Salto de Pirapora, começou com o plantio de subsistência da comunidade e hoje fornece para comércio de grande porte, merenda escolar, presídios e para fora do município.
Diante de uma arena lotada, Sabrina contou que tem a mãe como referência em empreendedorismo. “Ela trata os clientes como amigos, serve capuccino para eles.” Segundo ela, a veia empreendedora está em toda a família, que “sabe vender muito bem” e já se manifesta na filha de quatro anos que adora brincar de “lojinha”.
Para a gestora estadual de empreendedorismo feminino do Sebrae-SP, Camila Ribeiro, o Prêmio chancela o trabalho e o empenho das empreendedoras. “O Prêmio valoriza a história dessas mulheres”, afirma. “A presença da mulher no mundo dos negócios traduz, além do espírito empreendedor, o espírito de independência da mulher.”
De acordo com Camila, a presença de Sabrina simboliza bem as empreendedoras, desde as jovens até as de mais idade, porque, “apesar de famosa, ela representa a simplicidade da mulher que se multiplica em vários papéis: mãe, esposa e profissional”. (Agência Sebrae)