Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Cheques devolvidos crescem 2% em janeiro, diz ACE de Pompeia

Notícias 23 de fevereiro de 2015

 

A presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, Marineves da Silva Barros Souza tornou a chamar a atenção dos comerciantes pompeenses quanto as vendas a prazo ou através de cheques. Segundo a dirigente é de fundamental importância que o comerciante se informe antes de efetivar uma venda pelo crediário ou através de pagamentos com cheques. “Hoje em dia o comerciante deve errar o menos possível, pois, a recuperação é dura e muitas vezes dolorosa”, comentou a comerciante e dirigente da associação comercial, ao observar o número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados registrou 2,02% em janeiro de 2015, contra o resultado de 1,91% do mês anterior. O indicador de cheques devolvidos apresentou queda na comparação com janeiro de 2014, quando havia registrado 2,07%.

De acordo com a presidente da ACE de Pompeia na variação anual, os cheques devolvidos recuaram 15%, enquanto os cheques movimentados diminuíram 13,1%. Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, na mesma base de comparação, a devolução foi 16,9% menor para as pessoas físicas e 10,0% inferior para as pessoas jurídicas. Os cheques devolvidos recuaram 9,5% na comparação mensal, enquanto os cheques movimentados registraram queda de 14,6%, o que contribuiu para o aumento do percentual no período.

De acordo com a presidente da associação comercial a metodologia utilizada para calcular esta movimentação é baseada na proporção de cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) sobre o total de cheques movimentados, que é o total de cheques compensados somados aos devolvidos. “Os estudos passaram a utilizar como base para o cálculo da proporção de cheques devolvidos o total de cheques movimentados e não mais o total de cheques compensados”, disse Marineves da Silva Barros Souza ao considerar o total de cheques movimentados a soma do total dos cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) com o total dos cheques compensados em um determinado período. “Desta forma chegamos aos cálculos válidos para as análises sobre a movimentação dos cheques”, completou a presidente.

Marineves da Silva Barros Souza alerta para o fato de que a informação continua sendo a melhor arma contra a inadimplência. “Quanto mais o comerciante buscar informações sobre a condição dos cheques recebidos, menores serão as chances da inadimplência”, garante a dirigente pompeense ao lembrar do crescimento das compras através dos cartões de crédito, débito e benefícios. “Pelo crediário e através dos cheques, o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), continuará sendo a melhor alternativa para o comerciante”, afirma a presidente da ACE de Pompeia. “O nosso sistema é nacionalizado e com o mais completo cadastro de pessoas físicas e jurídicas, que pode ser acessado em segundos”, acrescenta. 

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo) 
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE