Na noite desta terça-feira (12), o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), por meio de sua presidente, Ana Claudia Badra Cotait, e numa iniciativa do vereador Aurélio Nomura, realizou na Câmara Municipal de São Paulo, solenidade em comemoração ao “Dia Florescer da Autoestima”.
Esta é uma iniciativa consolidada com a parceria entre o CMEC da ACSP e a Câmara Municipal de São Paulo. O projeto foi apresentado pelo CMEC e, acolhido pelo vereador Aurélio Nomura, tornou-se Lei, consolidando a data de 21 de setembro como o “Dia Florescer da Autoestima da Mulher”. Desta forma, anualmente, estão previstas diversas ações comemorativas e educativas. O projeto tem o apoio da CACB - Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil e da FACESP – Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo.
Inovando em busca do fortalecimento dessa rede de apoio, o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura criou um Aplicativo (APP) para dar suporte e conectar empresas e mulheres vulneráveis. O APP pode ser encontrado na Play Store ou Apple Store do celular, basta procurar por CMEC.
Após o cadastro no Aplicativo do CMEC, o usuário tem acesso a diversos serviços, todos dedicados à capacitação, qualificação e ao empreendedorismo feminino. Segundo a presidente do CMEC da ACSP, Ana Claudia Badra Cotait, “Valorizar as mulheres, ressaltando sua força e sua importância em todos os setores da sociedade”, afirmou. O grande marco foi a implementação da Lei Dia do Florescer da Autoestima da Mulher, a qual visa ressaltar a capacidade das mulheres e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional das mesmas.
“Desde que instituímos o CMEC na Associação Comercial de São Paulo observamos uma linda e poderosa transformação, as mulheres vem consolidando-se diariamente como empreendedoras e, além disso, muitas estão hoje como membros integrantes da diretoria, conselho e superintendência da ACSP. Isto é resultado de um longo trabalho que iniciamos há décadas”, destacou a presidente do CMEC.
Durante as homenagens, o vereador Aurélio Nomura fez questão de homenagear Ana Claudia Brada Cotait pelo engajamento do trabalho desenvolvido pelo CMEC. “Se não fosse por ela, nada disso teria acontecido. Este é um trabalho grandioso e que acolhemos na Câmara Municipal de São Paulo com orgulho e comprometimento. Queremos que as mulheres ocupem seus lugares como empreendedoras e profissionais de sucesso”, afirmou Nomura.
O presidente da CACB - Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil e da FACESP – Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, Alfredo Cotait Neto, em seu discurso destacou o valor agregado pelo CMEC por meio de suas ações. “Hoje o CMEC tem uma amplitude nacional, abarcando as mais diversas áreas de atuação que envolvem o empreendedorismo feminismo, desenvolvendo soluções eficazes e inovadoras para a inserção da mulher no mercado de forma atuante e consistente”, relatou.
Compuseram também a mesa de autoridades da cerimônia, a Senadora suplente por São Paulo e vice-presidente do CMEC, Ivani Boscolo; a vereadora Edir Sales; a deputada estadual Valéria Bolsonaro; e a Secretária Estadual de Políticas para Mulher, Sonaira Fernandes.
Foram homenageadas com o diploma concedido pela Câmara Municipal de São Paulo, entregue pelas mãos do excelentíssimo vereador Aurélio Nomura e pela presidente do CMEC da ACSP, Ana Claudia Brada Cotait, as seguintes mulheres parceiras do projeto Florecer da Autoestima: Drª. Celi Paulino Carlota, coordenadora do CMEC da Distrital Sudeste e membro do Rotary Club Vila Mariana; Drª. Fabíola Macedo Mikalauskas, advogada nas áreas trabalhistas, empresarial e condominial; a Srª. Clarisia Moniz Ramos, empreendedora social e presidente da União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama – UNACCAM; Drª. Luciana Cirillo Maluf Azevedo, médica dermatologista filiada ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP); Srª. Débora Pieretti, empreendedora social e idealizadora e gestora do Instituto Amor em Mechas; e Luciano César Carneiro Ribeiro Cruz, reitor da Universidade Anhanguera - Vila Mariana.
Vejas as fotos: bit.ly/3ret8KC