Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

CMEC reúne conselheiras para a troca de boas práticas

Notícias 03 de abril de 2020

O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Facesp e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) realizou reuniões, por videoconferência, com conselheiras do Interior do Estado e das distritais da capital paulista. O objetivo foi trocar boas práticas e iniciativas adotadas para amenizar os impactos da crise causada pela pandemia do coronavírus. 

A presidente do CMEC, Ana Claudia Badra Cotait, ressaltou a importância de as conselheiras terem serenidade neste momento delicado. Ela fez um alerta para que os grupos voltados ao empreendedorismo feminino desenvolvam ações que estejam alinhadas as determinações governamentais. “Este é um momento de unir forças e buscar soluções criativas para que continuemos preservando a saúde, mas sem esquecer da importância de oferecer caminhos para a manutenção dos negócios e dos empregos”, destacou. 

Orientações de gerenciamento de crise foram repassadas durante as reuniões. A advogada Renata Abalem falou sobre os cuidados necessários nas áreas administrativa, tributária e de recursos humanos. Três pilares que requerem atenção, análise e serenidade com as tomadas de decisões neste período de sobrecarga de informações vindos das mais variadas fontes. 

Adriana Neve, coordenadoras de projetos do CMEC e ex-presidente da Associação Comercial de São José do Rio Preto, apresentou um rico material sobre planos de ação no sistema de gestão, com a formação, por exemplo, de um comitê de crise. 

Representantes de mais de 42 Associações Comerciais marcaram presença nas reuniões, realizadas no período da manhã e da tarde. Novos encontros serão agendados. 

“A reunião foi extremamente produtiva. Conseguimos trocar experiências, boas práticas e atitudes positivas e empreendedoras que estão sendo adotadas. Também destacamos a importância de não desistir, mas, sim, manter o trabalho e o otimismo”, avaliou a presidente do CMEC. 

Ana Claudia informou as conselheiras sobre a campanha lançada pelo CMEC, que conta com posts em redes socias alusivos à motivação das empreendedoras.

 

 

 

Mais informações:

Cleber Lazo       

Assessoria de Imprensa Facesp

cleber.lazo@facesp.com.br

(11) 3180-3539

 

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 56 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE