Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Cobrança Indevida; ACE de Pompeia faz alerta

Notícias 09 de janeiro de 2014

O presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, Alair Mendes Fragoso, está alertando os comerciantes e empresários da cidade, no sentido de tomarem muito cuidado quanto ao recebimento de inúmeras cobranças bancárias indevidas, que são enviadas aos comerciantes sem qualquer tipo de prestação de serviço contratada. “Trata-se de um golpe antigo, mas que se mantém no comércio em geral”, disse o dirigente que tem recebido reclamações neste sentido. “Muitos comerciantes de Pompeia estão recebendo cobranças bancárias estranhas e não sabem o que fazer”, comentou. “A orientação é para não pagar”, afirmou o dirigente da ACE de Pompeia que conhece este tipo de golpe aplicado no comércio de inúmeras cidades. “Em Pompeia não seria diferente”, falou.

De acordo com o presidente da associação comercial, o comerciante recebe pelos Correios, uma cobrança bancária com o nome de uma determinada instituição, normalmente com nome semelhante ao da associação comercial, de uma federação, confederação, sindicato ou qualquer outro órgão existente legalmente, porém, com nome fictício, tendo todos os dados impressos na cobrança como falsos. “É para confundir mesmo”, alertou. “Ninguém pode emitir uma cobrança bancária sem ter um contrato firmado entre as partes”, avisou. “Só deve ser pago cobranças que tenham qualquer tipo de documento explicativo sobre o que se trata e com as devidas assinaturas das partes envolvidas: quem contrata e quem é contratado devidamente esclarecido”, disse Alair Mendes Fragoso que conhece inúmeros comerciantes que foram vítimas deste tipo de golpe.

O alerta se deve em razão de que uma vez pago a cobrança bancária, seja qual for o valor correspondente, nunca mais será recuperado. “Pagou, perdeu”, garantiu Alair Mendes Fragoso ao orientar os comerciantes que receberem qualquer tipo de cobrança bancária duvidosa ou estranha, que procure um contrato relacionado. “Não adianta ligar para os números telefônicos na cobrança que o problema aumenta”, avisou ao saber de casos em que até ameaças foram feitas ao telefone. “Se não houver um contrato assinado entre as partes, referente as cobranças bancárias indevidas, ignore. Sendo golpe, não haverá nenhuma reclamação e se houver, solicite cópia do contrato”, explicou o dirigente ao generalizar a ação. “Uma empresa séria não paga cobrança bancária sem saber do que se trata antes”, acredita.

Os associados da ACE de Pompeia podem contar com a assessoria jurídica da entidade para mais esclarecimentos sobre o assunto e até mesmo uma maior segurança da decisão. “Mas isso antes de pagar”, reforçou Alair Mendes Fragoso. “Temos condições de pesquisar e saber se é um golpe ou não”, falou ao lembrar que a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), tem meios de descobrir e agir. “Já conseguimos ajudar a Polícia a prender algumas quadrilhas que agiam desta maneira”, falou. “Pelo visto ou continuam, ou são outros bandidos”, comparou.

Contatos com a Imprensa

Márcio Medeiros / Assessoria de Comunicação

Tel: (14) 3454.5072

E-mail: redacao@eficaz.jor.br

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE