Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Com apoio da Aicita, buffets iniciam tratativa com Poder Público para retomada

Notícias 26 de agosto de 2020

Na manhã desta quarta-feira (26/08/2020), a Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) acompanhou grupo de empresários do setor de buffets em reunião no auditório da Prefeitura de Itatiba a fim de iniciar tratativa com o Poder Público para a retomada do serviço seguindo as medidas necessárias para atuar com segurança na pandemia de coronavírus.

O encontro teve a presença do secretário Jorge Nicolau, de Desenvolvimento Econômico e Habitação; Rosângela Zabaleta, responsável pela Vigilância Sanitária de Itatiba; Rafael Vinicius Braga, fiscal do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Social; e Narjara Calheirani, fiscal de Saúde. Estiveram presentes oito empresários de casa de festas, incluindo a diretora da Aicita Cristina Milanez Maeda, além da executiva Sandra Bredariol Jericó e da consultora Débora Giani.

A iniciativa é uma antecipação das adequações para abertura posterior, quando Itatiba passar da fase amarela (de flexibilização) para a fase verde (abertura parcial) do Plano São Paulo de retomada econômica, para evitar mais prejuízo à classe que teve as atividades paralisadas há cinco meses.

 

Protocolo

O secretário enfatizou a disponibilidade de ouvir a sugestão, já que o Plano SP não possui protocolo específico definido para o setor em questão. Foi apresentada uma sugestão de protocolo para análise de Prefeitura, que já recebeu apontamentos para que alguns tópicos sejam mais claros quanto às orientações.

Em nome do grupo, a empresária Tamiris Cezelin Gebara destacou que, neste novo normal, as festas serão muito mais restritas e com característica familiar, percepção vinda também pelo contratante. “Seguimos o protocolo de restaurantes para a manipulação de alimentos e montamos a parte de treinamento de funcionários, monitores, garçons, como agir e protocolos para que a festa ocorra com segurança”, ressaltou, acrescentando que o setor gera em Itatiba cerca de 2,1 mil pontos de trabalho mensalmente.

 

Com segurança

O grupo citou liberações em dois municípios paulistas. Arujá já liberou o funcionamento de buffets. Em Bauru, podem abrir, com restrições – apenas para pequenas cerimônias e reuniões sociais. Pistas de dança, brinquedos e atividades que possam gerar aglomeração ainda não estão permitidas.

Esta consultoria, como realizada durante o encontro, especialmente com a Vigilância Sanitária, se faz necessária para que o serviço opere com segurança, assim como orienta a recente campanha institucional da Aicita, focando no novo normal: Itatiba Eu Compro Com Segurança Aqui. “A nossa visão não é contra a retomada; são cautelas com o que se propõe para que o risco seja baixo a todos”, pontuou Rosângela.

 

Próximas ações

A movimentação, que teve início na última sexta, já tem os próximos passos definidos. Em até dois dias, o grupo passará uma nova proposta de protocolo para os representantes da Prefeitura, incluindo detalhadamente dos brinquedos que cada um dos estabelecimentos pretende colocar em uso neste novo normal. Na próxima quarta, 2 de setembro, todos voltam a se reunir no auditório da Prefeitura, às 10h, para possíveis acertos.

Texto e foto: Tatiana Petti/Aicita

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE