Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Com Dia das Crianças, balanço do SCPC da Aicita de outubro tem alta de consultas

Notícias 04 de novembro de 2019

 

O balanço do mês de outubro do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita), divulgado hoje (04/11/2019), mostrou que foi revertida a situação do índice de consultas, que tinha registrado baixa em setembro. No décimo mês do ano, este índice subiu 11,7%, certamente alavancado pelo Dia das Crianças, comemorado no último dia 12. Passou das 4.157 consultas em setembro para 4.646 em outubro.

A própria Boa Vista, detentora do SCPC, informou que as vendas do comércio para o Dia das Crianças cresceram 3,1% em comparação a 2018. A alta ocorreu na esteira da inflação em queda, do aumento das concessões de crédito e dos resgates dos recursos do FGTS, apesar do desemprego elevado e do fraco crescimento da renda. Este crescimento foi o maior desde 2013.

Cancelamento

            Os cancelamentos, que indicam o total de pessoas que quitaram suas dívidas e tiveram o nome retirado da lista de inadimplentes, teve queda. Passou dos 302 em setembro para 257 em outubro. Nesta passagem de mês, a diminuição foi de 14,9%.

O total, no entanto, é 35,9% maior do que o mesmo período do ano passado, já que em outubro de 2018 foram realizados apenas 189 cancelamentos. Para realizar a exclusão do nome, o devedor deve procurar o credor para, diretamente com ele, pagar o devido ou, havendo possibilidade, negociar o pagamento.

Registros

 

Por fim, outra boa notícia foi a queda dos registros – o contrário dos cancelamentos. Aqui é quando há inclusão do nome no banco de dados do SCPC. Em outubro, foram 20,4% inserções a menos do que em setembro (495 contra 622, respectivamente).

A realidade no balanço da Aicita vai de encontro com o que informou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC): a proporção de famílias endividadas no País diminuiu em outubro – primeira queda no ano.

Após uma sequência de nove meses consecutivos de altas, a fatia que relatava ter dívidas saiu de 65,1% em setembro para 64,7% em outubro, apontou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).

Segundo a CNC, o crescimento do endividamento das famílias nos últimos meses acompanhava a expansão nas concessões de crédito, mas as liberações de saques do FGTS e PIS/Pasep e geração sazonal de vagas no mercado de trabalho interromperam essa trajetória em outubro.

O cartão de crédito, que não é contabilizado no índice de consultas da Aicita, permanece como o principal tipo de dívida, apontado por 78,9% das famílias endividadas, seguido por carnês (15,5%) e financiamento de carro (9,5%).

 

Movimento mensal do SCPC em Itatiba

Indicador

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

Consultas

4.204

4.157 

4.646

Registros

779

622

495

Cancelamentos

284

302

257

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE