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Com Dia das Crianças, vendas à vista aumentam 37,8% na 1ª quinzena de outubro na capital

Notícias 16 de outubro de 2013

“O impacto do Dia das Crianças na primeira quinzena é animador, mas esse desempenho positivo não pode ser projetado para o resto do mês. As vendas tendem a enfraquecer”, afirma ROGÉRIO AMATO, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

As vendas à vista na capital paulista aumentaram 37,8% na primeira quinzena de outubro, segundo o ICH (Indicador de Movimento de Cheques), da Associação Comercial de São Paulo. O índice mede as vendas à vista. 

Esta elevação acentuada se deve ao fato de a primeira quinzena de outubro ter tido dois dias úteis a mais do que setembro e, principalmente, à data festiva comercial do Dia das Crianças. 

Em relação aos primeiros quinze dias de outubro 2012, o aumento foi de 4,1%. Nesta comparação, os dois períodos têm o mesmo número de dias úteis.  

Segundo pesquisa de intenção de compras feita pela Boa Vista Serviços, nas vendas à vista predominaram brinquedos e roupas infantis.     

Também puxadas pelos dois dias úteis a mais e pelo Dia das Crianças, as vendas a prazo na primeira quinzena de outubro cresceram 15% em comparação com o mesmo período de setembro, de acordo com o IMC (Indicador de Movimento do Comércio a Prazo) da ACSP. 

Os destaques nas compras a prazo no Dia das Crianças foram aparelho celular, smartphone, tablet, videogame e TV.

Em relação ao mesmo período de 2012, o IMC apresentou elevação de 2%.

Inadimplência em baixa, recuperação de crédito

O IRI (Indicador de Registro de Inadimplentes) apresentou queda de 0,6% na primeira quinzena em relação a setembro. Em comparação com 2012, houve aumento, de 4,8%.  

O IRC (Indicador de Recuperação de Crédito) registrou elevações de 4,4% em relação a setembro e de 5,5% ante o mesmo período de 2012. 

Os números do IRI e IRC indicam uma tendência de queda na inadimplência, que vem sendo verificada nas últimas semanas, impulsionada pelas campanhas de negociação de dívidas - em que o consumidor pode negociar presencialmente ou até mesmo pela internet.  

Os índices têm como base amostra fornecida pela Boa Vista Serviços e são elaborados pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal, da ACSP. 

Panorama 

Em síntese, as vendas de um modo geral (somando-se as vendas à vista e a prazo) apresentaram alta de 3,05% na primeira quinzena ante o mesmo período de 2012. Este crescimento é explicado pelo aumento da massa salarial. 

E a elevação média de 26,4% (soma das vendas à vista e a prazo) em relação a setembro foi favorecida pelos dois dias úteis a mais e pelo Dia das Crianças.   

Veja a tabela: 

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