Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Com o Cadastro Positivo, o nível da inadimplência deve apresentar uma redução da ordem de 40%

Notícias 22 de abril de 2019

Avaliação é do economista-chefe da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (ACREFI), Nicola Tingas, que estará em Campinas na manhã desta quinta-feira, 25 

O panorama atual da economia no Brasil e o impulsionamento do crédito, a partir do novo Cadastro Positivo, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, serão os temas apresentados pelo economista-chefe da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (ACREFI), Nicola Tingas, na abertura do Retail Conference 2019, que acontece neste quinta-feira (25), das 8h às 18h, na Expo D. Pedro, em Campinas. As novas regras tornam automática a inclusão de consumidores no Cadastro Positivo, o que possibilitará ao bom pagador no mercado brasileiro conseguir acesso mais fácil e vantagens no momento de comprar, como juros menores, ou na hora de pedir financiamento e empréstimos.

Tingas estima que nos próximos anos - após a implantação do cadastro positivo - haverá um crescimento na relação Crédito x PIB, saindo dos atuais 47% para algo próximo de 70% a 80%. “A aprovação do Cadastro Positivo é um passo muito importante no aumento de competitividade no Sistema Financeiro Nacional (SFN), redução de taxas de juros, inclusão no mercado de crédito de cidadãos e pequenos empresários. É um importante passo na melhora da experiência no relacionamento entre clientes e instituições financeiras”, ressalta.

O economista espera ainda que ocorra uma redução da ordem de 40% no nível da inadimplência, um dos maiores pesos da composição da taxa de juros. “Outro fator importante é que, com mais informações, o agente financeiro poderá conceder crédito dentro de um prazo mais adequado, conforme a necessidade do cliente e o bem que ele está adquirindo”, enfatiza. .

Segundo ele, essa medida definitivamente nos conduz para um novo momento do crédito - com mais informações positivas das pessoas. “Essa democratização de informações fará com que tenhamos uma inclusão financeira daqueles potenciais consumidores que não estão participando do mercado formal de crédito por falta de informações adequadas, destaca Tingas, pontuando que “o crédito recursos livres para pessoa física cresceu 5,2% em 2017, 11,3% em 2018 e estimamos um crescimento nominal de 12% em 2019. O PIB deve alcançar algo em torno de 1,4%, inflação 3,70% e a Selic poderá ser menor - em torno entre 6,0% e 5,5% - com a aprovação de uma reforma da Previdência consistente”, projeta.

Tingas atualmente é economista chefe da ACREFI. Foi também superintendente de economia &economista chefe da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), entre 2007 e 2008. Atuou como economista chefe e estrategista para a América Latina do WestLB Bank New York e do Banco WestLB Brasil, e economista chefe Brasil - Mercados Emergentes do Banco NorChem (Noroeste - Chemical Bank). Atuou como professor de Economia Aplicada pela FGV Management. Graduado em economia pela Universidade Mackenzie, e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Tem estudos pós-graduados em economia e finanças públicas pela FGV-SP. Tem extensão em economia global por Harvard e em gestão macroeconômica pelo Banco Mundial - USP.

Retail Conference 2019

Com o tema "O Novo DNA do Varejo - Físico, Digital e Humano", o evento “nasceu” do Fórum Regional do Varejo (FRV) da ACIC, que chegou à sexta edição em 2018. Agora reposicionado, o Retail Conference passa a ser ainda mais relevante e com abrangência nacional. Serão mais de 15 palestrantes, oito horas de conteúdos e um público estimado em mais de 2.800 pessoas. Mais informações e inscrições: http://retailconference.com.br/

SERVIÇO

Retail Conference 2019

Quando: 25 de abril, quinta-feira, das 8h às 18h

Onde: Expo D. Pedro. Av. Guilherme Campos, 500, Bloco II - (Anexo ao Parque D. Pedro Shopping). Campinas (SP)

_____________________________________________________

A ACREFI – Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento foi fundada em 1958 com o objetivo de congregar as empresas do setor, defender seus legítimos interesses, fortalecer as relações entre os associados e promover o desenvolvimento de suas atividades. Em todo esse período, a instituição se manteve fiel aos seus objetivos, procurando adaptá-los às constantes mudanças ocorridas no quadro econômico em geral e nas atividades de financiamentos contribuindo, assim, com o crescimento do País.

Contato de mídia: Gustavo Girotto -gugirotto@tamer.com.br ou (11) 9.9602.1317

Assessoria de Imprensa ACIC

imprensa@acicampinas.com.br

www.acicampinas.com.br

T.: (19) 2104-9222

WhatsApp: (19) 98185-2518 ou (19) 99918-4343

 

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE