Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Combates de 32 são tema de exposição na Associação Comercial

Notícias 01 de setembro de 2015

A exposição sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, aberta ao público na sede da Associação Comercial até 30 de setembro com entrada gratuita, está levando à população os fatos ocorridos entre 9 de julho e 4 de outubro de 1932, quando os paulistas saíram em defesa das instituições republicanas, como o Congresso livre e a Constituição Federal.

O objetivo da mostra é fazer com que os visitantes entrem em contato com imagens, réplicas e objetos reais usados nas batalhas, que revelam o esforço do Estado contra as medidas do Governo Provisório de Getúlio Vargas e pela manutenção da democracia no Brasil. Há fotos em grandes dimensões, inclusive uma trincheira idêntica às construídas pelos soldados paulistas. Além de matracas, usadas para imitar o som de metralhadoras. A exposição é uma iniciativa da Associação Comercial e do 8º Batalhão da Polícia Militar.

Para o professor, Marcelo Tubita, visitar a exposição trouxe conhecimentos e curiosidades para sua vida. “Faltava um espaço na cidade para a memória dos militares que fazem um trabalho tão difícil. Resgatar sua história, com objetos e réplicas é muito importante à população, como eu, que desconhecia esse episódio”.
 
Por ser militar, Cristiano Rodrigues, se sentiu prestigiado ao visitar a mostra. “Como eu sou militar eu me vejo nessa história e isso é o essencial: contar sobre algo esquecido pela maioria das pessoas”, conta.

Ao visitar a exposição, Roselene Alves de Paula ressaltou o orgulho por saber a história da participação de Campinas nos eventos de 32. "Nosso povo precisa se lembrar do passado para melhorar o presente e o futuro, fiquei muito feliz e vou repassar e convidar todos os meus conhecidos a irem conhecer mais da nossa história, valeu muito", diz  

A exposição é uma das atividades que marcam os 95 anos da Associação Comercial de Campinas e os 114 anos do 8º Batalhão. Ambas instituições foram agentes ativos desta história. A Associação Comercial, por exemplo, organizou a campanha "Ouro para o bem de São Paulo", por meio da qual foi possível arrecadar recursos que ajudaram nas despesas de guerra.

Campinas foi alvo de bombardeios das forças federais, que em 18 de setembro culminaram na morte do garoto Aldo Chioratto, um escoteiro de 10 anos, mensageiro do exército paulista, que entregava cartas.
 
"Abrir as portas da Associação Comercial para a exposição é suprir uma necessidade de mostrar ao povo a história do feriado de 7 de julho, além disso é importantíssimo contar a história de muitos personagens campineiros que lutaram pela nossa autonomia e nossa liberdade” explica Adriana Flosi, presidente da Associação Comercial de Campinas, na cerimônia de inauguração.

"É um orgulho para o 8º Batalhão de Polícia Militar, ao completar 114 anos, ser homenageado pela Associação Comercial e ter a oportunidade de levar aos cidadãos a história daqueles que lutaram, e morreram, por um ideal", conta Rafael Cambuí, capitão do 8º BPM.

Serviço:

De 21 de agosto a 30 de setembro

Horário: 10h30 às 17h - apenas de segunda a sexta-feiras

Feriado de 7 de setembro: 9h às 12h

Local: Hall de entrada da Associação Comercial de Campinas - Rua José Paulino 1.111.

Entrada: Gratuita

Informações: (19) 2104-9200 e www.acic.bz

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE