A partir desta segunda-feira (5), comerciantes e trabalhadores do comércio poderão fazer gratuitamente o teste de Covid-19. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Mogi das Cruzes com a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) e entidades ligadas ao comércio. A testagem será realizada em diversos pontos do município para facilitar o acesso do público.
A primeira etapa dos testes, que integra o projeto Comércio Seguro, será realizada na praça Osvaldo Cruz, na região Central. O posto de testagem vai funcionar entre os dias 5 e 8, e de 12 a 16 de julho. Dos dias 19 a 23 de julho, as testagens serão realizadas em César de Souza, já entre os dias 26 e 30 de julho, será a vez de Brás Cubas receber a ação. De 2 a 6 de agosto, os exames serão feitos na rua Thuller e dos dias 9 e 13 de agosto, em Jundiapeba.
Os testes para detectar a Covid-19 são do tipo PCR Antígeno, que promove a detecção qualitativa de antígenos de SARS-C0V-2 em amostras de swab coletadas da nasofaringe e/ou orofaringe (nariz ou boca). O resultado sai em 20 minutos. Os exames são voltados para os comerciantes e colaboradores que ainda não foram vacinados. Para participar, é necessário realizar um cadastro a partir de um link que está sendo encaminhado pela ACMC para seus associados.
Ao todo, diariamente poderão ser testadas 420 pessoas, e os casos positivos serão encaminhados para a Central de Monitoramento da Covid-19, onde os pacientes serão atendidos e orientados.
“A ação de testagem para o comércio é muito importante para garantir a saúde e segurança de nossos comerciantes, dos colaboradores e dos consumidores. O setor tem adotado todos os protocolos sanitários desde o início da pandemia e os testes são uma maneira de reforçar os cuidados enquanto a vacina não chega para todos”, avaliou a presidente da ACMC, Fádua Sleiman. Para dúvidas entre em contato pelo telefone 4728-4312.