O ano foi difícil para o setor comercial, mas o período mais esperado pelos lojistas chegou e, com ele, veio também o otimismo. Pesquisa elaborada pela Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) indica que os comerciantes esperam vendas 21% superiores neste Natal, na comparação com o mesmo período do ano passado. A expectativa é de que o movimento no comércio aumente já neste mês e, em dezembro, com a entrada do 13º salário na economia, ele compense todas as perdas de 2014.
“É histórico isso: Todo ano ruim tem um Natal bom e, daí, o otimismo apresentado pelos comerciantes. Isso acontece porque as pessoas, por precaução e medo do que possa ocorrer na economia, seguram os gastos ao longo do ano. Mas, quando chega o Natal, elas acham que é possível comprar um pouco mais com a chegada do 13º salário”, argumenta Tânia Fukusen Varjão, presidente da ACMC.
A pesquisa de vendas foi feita junto a comerciantes dos setores de brinquedos, roupas, calçados, eletrônicos, móveis, perfumaria e alimentação (em, especial, de supermercados e Mercadão). Na média, eles esperam uma alta de 21% nos negócios. Alguns setores, no entanto, trabalham com expectativas bem superiores. É o caso do comércio calçadista, que aposta em vendas até 50% maiores neste Natal, e o de perfumaria, que espera 25% de aumento.
Apesar do otimismo, a presidente da ACMC, que também é economista, alerta os comerciantes: Conheça bem o seu mercado, o seu cliente, saiba qual produto ele está comprando, pois muitos consumidores têm optado por produtos com valores mais acessíveis, e por lembranças de presente. “Não adianta achar que vai estourar em vendas e lotar os estoques com mercadorias de alto custo. O medo com os rumos da economia permanecem e, mesmo gastando mais do que fez ao longo do ano, o consumidor tende a ser cauteloso. Por isso, é importante o lojista estudar bem a estratégia que vai adotar para que o otimismo com as vendas se concretize”, orienta Tânia.
Para estimular os consumidores a irem às compras, e prestigiar o comércio local, a ACMC aposta na campanha promocional Natal de Carro Novo, que vai sortear um Hyundai HB20 zero quilômetro. A promoção conta com mais de 200 lojas participantes e a cada compra no valor de R$ 50,00, até o dia 24 de dezembro, o cliente tem direito a um cupom para concorrer ao sorteio do veículo, no dia 30 de dezembro.
Além da publicidade normal, a promoção deste ano tem, ainda, o reforço da tecnologia, com todos os detalhes da campanha Natal de Carro Novo e das lojas participantes disponíveis no aplicativo de celular Compre em Mogi, que pode ser baixado gratuitamente.
Para maiores informações sobre a campanha Natal de Carro Novo acesse o site www.acmc.com.br ou ligue para o telefone 4728-4314.