Acontece hoje, sexta-feira, dia 25, mais uma edição da Black Friday e o comércio garcense está preparado para atender consumidores. As ações promocionais vêm acontecendo desde o início da semana e hoje espera-se um grande fluxo no centro comercial garcenses. Acompanhando o calendário do Sindicato dos Comerciários, os lojistas garcenses têm a liberdade de abrirem hoje e amanhã, sábado, dia 26, em horário estendido.
“Hoje é um dia especial para o comércio e para o comerciante. A ação da Black Friday traz um novo fôlego para a economia e também é um termômetro para as vendas de final de ano. As promoções atraem os consumidores e possibilitam que os lojistas renovem seus estoques e fidelizem clientes”, falou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG, Mauro José de Sá.
O dirigente salientou que embora o calendário da Acig, definido em conjunto com toda diretoria, não tenha acordado a abertura do comércio em horário estendido hoje e amanhã, os comerciantes que desejarem abrir em horário especial, poderão fazê-lo seguindo o calendário do Sindicato dos Comerciários.
“Foi definido, quando montamos o calendário do comércio, que o horário de funcionamento seria normal, mas alguns lojistas manifestaram o desejo de abrir em horário estendido, assim, para que todos sejam atendidos em suas expectativas, quem quiser abrir estará amparado pela convenção do Sindicato dos Comerciários”, falou Mauro.
Segundo a Convenção do Sindicato dos Comerciários, hoje, sexta-feira, as lojas podem abrir das 9 às 22h e amanhã, dia 26, quando normalmente o comércio encerraria as atividades ao meio dia, os lojistas podem abrir até às 17 horas.
“Teoricamente o dia da Black Friday é no dia 25 de novembro, mas o que temos observado é que o setor de comércio aproveita o período, estende as promoções e as realiza num período mais longo. Muitos de nossos lojistas já estão em clima de Black Friday, fazendo suas promoções. Acreditamos que hoje devem entrar novas mercadorias e os preços se tornarem atrativo”, disse o dirigente.
Mauro explicou ainda que, diferente das edições anteriores, neste ano a Associação não fará a distribuição de balões para os lojistas associados.
“A Acig optou por fazer uma campanha nas redes sociais, visto que o uso dos balões não se limitava aos associados, e, com o passar das edições, deixou de fazer a diferença que projetávamos. É momento de renovação e apostamos, dessa vez, no marketing em rede social”, falou ele.
Segundo Mauro, o comércio garcense já vem realizando as promoções, numa ação de ‘esquenta’ e o consumidor aderiu a proposta.
“Hoje (ontem) as lojas já registraram um aumento no movimento. Será uma ação muito positiva”, salientou o dirigente.
Black Friday
A tradução de Black Friday é: “Sexta feira Negra”. Na prática ela tem o significado da maior data de ofertas do Brasil!
A origem exata ninguém sabe dizer ao certo, há quem diga que a expressão nasceu no final do século XIX após duas instituições financeiras terem quebrado no mesmo dia em plena corrida do ouro. Coincidentemente, em uma sexta-feira.
Outra teoria conhecida é que o termo foi criado por policiais da Filadélfia na década de 60 para se referir ao dia após o feriado do Dia de Ação de Graças em que o trânsito se tornou um caos. Graças a isso, surgiu então uma grande oportunidade de venda para os lojistas que se aproveitavam disso e faziam diversas promoções para atrair quem passasse por lá.
Essa referência ao trânsito logo se expandiu e se tornou uma expressão local às ofertas, se transformando em uma grande tradição de compras. No Brasil, a Black Friday chegou em 2011 com o portal Busca Descontos, e desde então cresce exponencialmente, batendo recorde de vendas ano a ano.