Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Comércio mostra força, mas o desafio é permanente

Notícias 18 de julho de 2013

Comércio mostra força, mas o desafio é permanente

 Pesquisa do SEBRAE, divulgada agora no mês de julho, mostra que 79,3% das micro e pequenas empresas

(MPEs) do comércio paulista sobrevivem aos dois primeiros anos de vida. Este período é considerado o mais

difícil, pois o negócio ainda não tem clientela formada e muitas vezes quem comanda é inexperiente. 

O número está acima da média nacional, de 77,7%, para o setor. Além do mais, qualquer índice acima de

70% já pode ser considerado muito positivo.

 

A boa notícia chega em hora adequada: comemorou-se no dia 16 de julho, o Dia do Comerciante. Mas,

celebrações à parte, é preciso ter os pés no chão. Não é porque a fase mais crítica foi superada que o jogo

está ganho. O desafio é permanente. Mercado, comportamento do consumidor e cenário econômico mudam.

Acomodar-se é uma armadilha.

 

Por isso, nunca é demais reforçar os princípios da boa gestão. O planejamento tem de ser constante.

Se o negócio foi bem pensado antes de sua abertura, a prática deve ser mantida para cada passo do

empreendimento.

 

Outro conceito básico diz respeito aos recursos financeiros. Verbas da empresa não se misturam com

as pessoais do dono do negócio. Ele tem sua retirada mensal e ponto final. Jamais deve pegar dinheiro

do caixa e correr até o banco para pagar a mensalidade da escola do filho.

 

Controle de estoque é ponto crucial. Se falta mercadoria, a loja perde vendas e deixa de ganhar. Se sobra,

é prejuízo. Saber medir a demanda faz-se importantíssimo.

Inovação é mandamento para o negócio ter vida longa. Pode ser no produto, nos processos ou no serviço.

Não se trata de reinventar a roda, mas de incorporar algo que não estava no repertório. É oferecer um

item novo, adotar ferramentas tecnológicas ou reorganizar o atendimento, por exemplo.

 

Marketing entra no pacote e vai além da propaganda. Há uma gama de estratégias a serem usadas e basta

avaliar qual a mais adequada no momento.

 

O comerciante deve comemorar o 16 de julho, mas sempre com o radar ligado para aproveitar as oportunidades e

contornar as dificuldades.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE