Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Comércio registra elevação nas vendas de Maio, diz dirigente

Notícias 09 de julho de 2020

Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o volume de vendas no comércio varejista nacional teve crescimento de 13,9% em maio deste ano, na comparação com abril. A alta veio depois de dois meses de queda esperada devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19). Em abril deste ano, por exemplo, a queda havia sido de 16,3%. “Isso pode ser considerado estimulante, em virtude de que o comércio reage rápido quando tem oportunidade”, disse o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília, Manoel Batista de Oliveira, ao opinar sobre a pesquisa realizada. “O problema está sendo em ter esta oportunidade”, disse o dirigente mariliense ao reclamar das ida e vindas da quarentena no varejo em geral. “Quando abre, aquece as vendas. Quando fecha, pode até quebrar a loja”, comparou.

 

No acumulado de 12 meses o comércio varejista mantém estabilidade. Nos demais tipos de comparação, no entanto, foram registradas quedas: média móvel trimestral (-2,6%), comparação com maio de 2019 (-7,2%) e acumulado do ano (-3,9%). Na passagem de abril para maio, foram registradas altas em todas as oito atividades pesquisadas pelo IBGE: tecidos, vestuário e calçados (100,6%), móveis e eletrodomésticos (47,5%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (45,2%), livros, jornais, revistas e papelaria (18,5%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (16,6%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (10,3%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (7,1%) e combustíveis e lubrificantes (5,9%). “É isso que nos dá esperança em recuperar a economia”, torce o dirigente de Marília. “Não tenho dúvidas de que havendo a oportunidade de abrir, o comércio se adapta e recupera”, acredita.

 

De acordo com Manoel Batista de Oliveira o varejo ampliado, que também considera os setores de materiais de construção e de veículos e peças, teve crescimento de 19,6% na comparação com abril. Os veículos, motos e peças cresceram 51,7%, enquanto os materiais de construção tiveram alta de 22,2%. Nas outras comparações, no entanto, foram registradas quedas: média móvel trimestral (-5,9%), comparação com maio de 2019 (-14,9%), acumulado do ano (-8,6%) e acumulado de 12 meses (-1%). “O importante é perceber que o varejo tem fôlego”, disse entusiasmado. “Mas quanto mais demora, menos fôlego passa a ter, pois, com o comércio parado é preciso antecipar decisões ou não evita-las”, disse ao se referir ao fechamento de empresas e dispensa de funcionários.

 

Por outro lado a receita nominal do varejo cresceu 9,9% na comparação com abril deste ano e 2,7% no acumulado de 12 meses. No entanto, teve quedas de 3,4% na média móvel trimestral, de 5,2% na comparação com maio do ano passado e de 0,6% no acumulado do ano. Já a receita do varejo ampliado teve altas de 15,1% na comparação com abril deste ano e de 1,4% no acumulado de 12 meses. Registrou, no entanto, quedas de 5,8% na média móvel trimestral, de 12,1% na comparação com maio de 2019 e de 5,4% no acumulado do ano. “Essa gangorra será permanente e constante”, lamentou. “Quando ganha de um lado perde do outro”, disse o vice-presidente da diretoria da associação comercial mariliense. “A esperança é de dias melhores com o comércio funcionando”, ressaltou Manoel Batista de Oliveira que espera para breve a reabertura das lojas.

 

LEGENDA – Manoel Batista de Oliveira, vice-presidente da diretoria da associação comercial, avalia pesquisa. “A gangorra continua”, disse

LEGENDA/FOTO – ARQUIVO: Manoel 090720

 

#

Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME

Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)

E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br

Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros

Skype: marciomedeiros8020

www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

Instagram: eficaz.comunicacao

 

 

...

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE