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Comércio varejista de SP sofre queda de 7,8% em setembro, informa Associação Comercial de SP

Notícias 03 de outubro de 2016




São Paulo, 3 de outubro de 2016. O movimento de vendas do comércio varejista da capital paulista registrou, em setembro, uma queda média de 7,8% na comparação com o mesmo mês do ano passado. O dado é do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Separadamente, as comercializações a prazo recuaram 5,1%, ao passo que as transações à vista caíram 10,5%.  

“Em setembro, a moda Primavera/Verão não decolou porque o tempo não ajudou o setor de roupas, calçados e acessórios. Mas esperamos que, uma vez que a temperatura aumente, isso ajude o segmento a vender mais”, explica Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Acumulado

No período acumulado de janeiro a setembro de 2016, o varejo paulistano já acumula uma retração média de 9,9%. Contudo, as retrações devem perder força nos próximos meses, o que sinaliza para uma retomada gradual – e ainda lenta – da economia. “Embora o desemprego continue elevado, há indicadores apontando para esse movimento de desaceleração das quedas. A inflação, por exemplo, tem caído, sobretudo dos alimentos, o que faz com que sobre mais dinheiro no bolso do consumidor. Além disso, a massa salarial tem melhorado nos últimos meses, o que é essencial para o varejo”, analisa Burti.

Ainda de acordo com ele, uma vez que o Banco Central diminua a taxa de juros - o que pode ocorrer já na próxima reunião do Comitê de Política Monetária - o comércio varejista será beneficiado.

Comparação mensal

Frente a agosto deste ano, setembro registrou uma retração média de 6,6% no movimento das vendas.

As comercializações a prazo subiram 2,9%. Um dos fatores que podem explicar esse aumento é a antecipação da primeira parcela do 13º salário aos aposentados.

Já as vendas à vista apresentaram forte queda, de 16%, em decorrência das temperaturas mais baixas, prejudicando as vendas de produtos de vestuário, calçados e acessórios. Contribui ainda para esse mau desempenho o fato de agosto ter tido o Dia dos Pais, data comercial que tradicionalmente é marcada pelos presentes de menor valor, comprados à vista.

O Balanço de Vendas da ACSP é elaborado com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.  

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287  



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