Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Comunicado – Medidas para o comércio e serviços

Notícias 24 de março de 2020

Prezados Associados,

Estamos acompanhando e cumprindo todas as recomendações dos órgãos de saúde contra o novo Coronavírus (Covid 19).

Em 65 anos de atividades no comércio, nunca vi uma pandemia como essa. Infelizmente, está sendo uma fase difícil para todos nós. Os problemas vão muito além do tratamento da doença, onde nos solidarizamos com os profissionais da saúde. As atividades econômicas de Sorocaba e do país como um todo, sofrerão drasticamente com as consequências.

Para tentar minimizar os danos à saúde da população, o Governo decretou estado de calamidade pública em todo o Estado de São Paulo e, seguindo a mesma linha, a Prefeitura Municipal declarou Estado de Emergência na Saúde Pública em Sorocaba.

Com isso, algumas medidas estão sendo adotadas na cidade como o fechamento de quase todo o tipo de comércio e serviços para atendimento presencial até o dia 7 de abril de 2020, passível de prorrogação. Estão excluídos: farmácias, hipermercados, supermercados, mercados, feiras livres, lojas de materiais de higiene pessoal e limpeza, loja de venda de alimentação para animais, padarias, açougues, peixarias, hortifrútis, quitandas, centro de abastecimento de alimentos, postos de combustíveis, pontos de venda de água e gás. Os restaurantes e lanchonetes podem funcionar no sistema de drive thru.

Em paralelo, a Associação Comercial de Sorocaba enviou ofício ao Poder Público Municipal, buscando minimizar os efeitos, solicitando à prefeita Jaqueline Coutinho que estude medidas que impeçam o desemprego e auxilie os empreendedores, bem como suspenda a cobrança de tributos, como o IPTU e ISS por um período suficiente para que os setores do comércio e serviços possam recompor suas finanças, seguido ainda do parcelamento da dívida acumulada.

Já a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) enviou ofício ao Governo do Estado solicitando a postergação do pagamento do ICMS, seguido de parcelamento, após o prazo do deferimento.

Aguardamos ainda outras medidas, principalmente do governo federal, como redução dos encargos e financiamento da folha, para que os empregos sejam preservados, tendo em vista que são à base da economia do país.

Em contato com o Sincomerciários Sorocaba, representada por seu presidente Milton Matias (Zico), algumas medidas de trabalho deverão ser analisadas e poderão ser tomadas como: antecipação de férias individuais; férias coletivas; utilização de banco de horas; antecipação do 13º salário como compensatório dos dias parados; garantia de pagamento de salário aos afastados proporcional ao rendimento mensal.

Enquanto isso, nossa orientação é que os setores de comércio e serviços utilizem os meios digitais como Facebook, Instagram, E-mail, WhatsApp, SMS, entre outros, para divulgar seus produtos, serviços e/ou benefícios, de forma diferenciada e prestativa. O momento é de solidariedade, pensar no coletivo, ter esperança e fazer a diferença.

Novas informações serão divulgadas em nosso site e nas redes sociais. Contem sempre conosco. Juntos, venceremos essa batalha.

Sérgio Antonio Reze
Presidente da Associação Comercial de Sorocaba

Atendimento ACSO:
- Sede: Rua da Penha, 535, Centro – Fechado temporariamente
- Unidade de atendimento no Shopping Cidade – Fechado temporariamente

- As consultas de CPF, através da Boa Vista SCPC, podem ser realizadas de forma online, pelo site: consumidorpositivo.com.br

- As consultas de análise de risco e crédito, inclusões e exclusões de registros por meio da Boa Vista SCPC, continuam disponíveis 24 horas por dia, através do Canal do Associado, com login e senha, pelo site www.acso.com.br

Em caso de dúvidas, entrar em contato com os seguintes departamentos:

Comunicação / Assessoria de Imprensa – Larissa Costa
(15) 98146-7182 / comunica@acso.com.br
Departamento Financeiro João Guilherme
(15) 98146-7176 / joaoguilherme@acso.com.br