Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Condesan inicia segunda etapa de efetiva implantação com a criação de grupos de trabalho

Notícias 31 de julho de 2020

O futuro para o desenvolvimento e crescimento de Santos para os próximos 20 anos começa a ganhar forma. A partir do cronograma estabelecido pelo ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, contratado pela Associação Comercial de Santos, em conjunto com os parceiros Assecob, Unisantos e SinHores, para assessorar durante todo o processo, foram criados grupos de trabalho para o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Santos (Condesan)  planejar os próximos anos do município e formar uma base de representação da sociedade civil que atue como suporte à gestão pública.

Para facilitar o trabalho, a partir das sugestões de Silvio Barros e equipe, foram criados nove grupos: Saúde, Educação, Planejamento Urbano, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, Social e Segurança, Inovação e  Ambiental.  

Durante um workshop programado para esta segunda-feira (27), às 11 horas, por vídeo conferência,  o ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, e a sua  executiva Márcia Santin apresentarão ao orientações gerais para facilitar os trabalhos dos grupos. Cada núcleo será constituído por diversos representantes da sociedade  e de instituições importantes da Cidade, a grande maioria com experiência ou notório saber em suas respectivas áreas de atuação.

A adesão a essa etapa de implantação do Condesan foi surpreendente, superando as mais otimistas expectativas, comprovando o interesse da sociedade civil em participar principalmente do planejamento de Santos para os próximos anos.

O Conselho, lançado em dezembro do ano passado, evoluiu rapidamente, principalmente, neste mês de julho. Numa parceria com a Unisantos, Assecob e SinHores, a assessoria do ex-prefeito de Maringá foi contratada no início do mês.  Tal projeto transformou a cidade do Paraná e virou um case de sucesso. Vários municípios do Brasil estão desenvolvendo a iniciativa.

Nos últimos 15 dias, foram realizadas reuniões com formadores de opinião, com a Câmara de Santos, com os deputados da região, com o prefeito Paulo Alexandre  Barbosa e equipe. Houve também videoconferência com a sociedade em geral. O encontro virtual reuniu mais de 125 pessoas cadastradas previamente, entre elas, empresários, políticos e líderes comunitários.

Implantação do Condesan

A ideia de criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Santos (Condesan) ocorreu no dia 11 de dezembro de 2019. Na ocasião, o diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, na época presidente da ACS, fez questão de ressaltar a importância da implantação do Conselho para o desenvolvimento da região a médio e longo prazos. “Nós esperamos que outras entidades e outros empresários se unam com o Poder Público para termos um futuro bem organizado e bem planejado. É um projeto unido, vitorioso e audacioso. Só temos a ganhar”.

Dando sequência à proposta lançada por Santini, o atual presidente da ACS, Mauro Sammarco,  enfatizou a importância do Conselho para o desenvolvimento da região. “O Condesan é um colegiado formado por representantes da sociedade civil, visando o desenvolvimento contínuo, organizado e sustentável da nossa cidade. Ele é fundamental para a modernização e a promoção do crescimento econômico e social que Santos tem potencial para alcançar. Desde a nossa posse, colocamos na ordem do dia a missão de dar sequência ao trabalho iniciado na gestão anterior”.

Acrescentou que, num primeiro momento, a ACS assumiu a responsabilidade de viabilizar financeiramente a contratação de Silvio Barros: “ É importante, porém, destacar a pronta adesão da Assecob, SinHores e UniSantos, cujos dirigentes tiveram sensibilidade para entender o grande alcance do Condesan. Em síntese: o Condesan está viabilizado, tanto financeiramente como em termos de  objetivos. Com a união demonstrada pela sociedade, temos tudo para restabelecer a grande importância econômica de Santos no cenário

A ideia

O presidente da Assecob/Sinduscon-SP, Ricardo Beschizza, foi um dos incentivadores da implantação do Conselho. De acordo com ele, a ideia de trazer o projeto para Santos surgiu durante a realização do FICON (Fórum da Indústria da Construção de Santos e Região), realizado em 2018, a partir de uma sugestão do presidente da CBIC, José Carlos Rodrigues Martins. A partir daí, a Associação Comercial de Santos, a Assecob (Associação dos Empresários da Construção Civil), o SindusCon-SP e o Secovi-SP se uniram para trazer o projeto à cidade, mais especificamente à sede da ACS.

Ainda dentro do Ficon, com grande apoio do Grupo Tribuna, foi realizada uma visita a Maringá, oportunidade em que vários empresários conheceram, na prática, o conselho e os resultados de tal iniciativa naquelas Cidade.  Para  Marcos Santini, diretor-presidente de A Tribuna, essa viagem foi um fundamental: “ A grande maioria voltou de lá convencida de que Santos tinha que criar seu Conselho de Desenvolvimento Econômico, com a efetiva participação dos empresários e da sociedade civil.

A exemplo do que ocorreu em Maringá e dentro do perfil que norteou a proposta inicial em Maringá, a partir do resultado dos grupos de trabalho, as propostas e planejamento de longo prazo serão apresentados individualmente aos candidatos a prefeito, colaborando com as plataformas de campanha e até assegurando compromissos formais com a sociedade de futura execução.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE