Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Confiança do consumidor da classe AB e de SP atinge níveis mais baixos da série histórica do INC/Assoc. Comercial de SP

Notícias 09 de abril de 2015

Pela 1ª vez desde a criação do Índice Nacional de Confiança/ACSP/Ipsos (2005), confiança da classe AB marcou 97 pontos, passando para “campo do pessimismo” (menos de 100 pontos); com 104 pontos, confiança no Estado de SP também foi a mais baixa da série histórica

São Paulo, 9 de abril de 2015.  Pela primeira vez desde sua implantação, em 2005, o Índice Nacional de Confiança (INC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) apontou que a confiança dos consumidores brasileiros que pertencem à classe AB marcou 97 pontos em março, passando, assim, para o chamado “campo do pessimismo” (abaixo de 100 pontos). Em fevereiro o INC para essa classe foi de 110 pontos.

O INC, encomendado pela ACSP ao Instituto Ipsos, varia entre 0 e 200 pontos, sendo que 200 representa o otimismo máximo. Abaixo de 100 pontos está o campo do pessimismo e acima de 100 pontos está o campo do otimismo.

“A principal explicação para o maior pessimismo da classe AB é que, apesar de ela ter mais condições de enfrentar a crise, é a mais bem informada com relação ao noticiário econômico”, avalia Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Também de forma inédita, a confiança do consumidor no Estado de São Paulo ficou em 104 pontos em março contra 117 em fevereiro. Foi a mais baixa da série histórica. “Isso se deve ao processo de desindustrialização no Estado - em tempos de crise, a região sofre mais, é mais sensível quando a indústria não vai bem. Fatores como as crises hídrica e energética, desemprego maior e população melhor informada também contribuíram”, explica o presidente da ACSP.  

A pesquisa foi baseada em 1.200 entrevistas entre os dias 16 e 30 de março. A margem de erro é de três pontos.

 

Dado nacional

O INC registrou que a confiança do consumidor brasileiro, de um modo geral, foi de 117 pontos em março, ou seja, 11 pontos a menos em relação a fevereiro (128 pontos). Há um ano, o índice marcou 137 pontos e, há dois anos, 149 pontos.

“Os ajustes na economia, os aumentos de tributos, preços e tarifas e a alta do câmbio provocam quedas no poder aquisitivo e na confiança da população”, diz Burti.

 

Meses anteriores

O resultado de março de 2015 é a quarta queda consecutiva do INC – a confiança caiu 38 pontos nos últimos meses:

Novembro/2014: 153 pontos

Dezembro/2014: 148 pontos

Janeiro/2015: 137 pontos

Fevereiro/2015: 128 pontos

Março/2015: 117 pontos  

 

Regiões

O Nordeste foi a única região em que a confiança ficou estável, com 126 pontos em março e 125 em fevereiro.

Puxado pelo Estado de São Paulo, o Sudeste apresentou a maior queda na confiança: 107 pontos em março contra 123 em fevereiro.

No Sul, foram 113 pontos sobre 129 no mês anterior.

E no Norte/Centro-Oeste foram 134 pontos ante 154 em fevereiro.

 

Classes sociais 

Com a piora nas condições de crédito e mais insegurança no emprego, a confiança dos consumidores da classe C marcou 123 pontos em março, ou seja, 11 a menos do que em fevereiro (134 pontos). Na classe DE a confiança, afetada pela alta dos alimentos e da energia, foi de 121 pontos contra 130. 

 

Situação financeira e compras

Refletindo a piora nas condições financeiras atuais e orçamento mais apertado do consumidor, os entrevistados se mostraram mais pessimistas quanto a suas condições financeiras. De acordo com o INC, em março, 38% dos consumidores consideravam boa sua situação financeira atual contra 43% no mês anterior e 47% há um ano (março/2014).  

Já 30% estavam seguros no emprego em março contra 31% no mês anterior e 37% há um ano.

Tudo isso leva a uma menor propensão a compra, o que serve de alerta para o varejo em geral.

Segundo o INC, em março, 51% dos entrevistados estavam menos à vontade comprar itens de maior valor (carros, imóveis) e 23% estavam mais à vontade. 

Já 39% disseram estar menos à vontade para adquirir eletrodomésticos e 31% estavam mais à vontade. 



Veja íntegra do Índice Nacional de Confiança: Brasil
 

Veja íntegra do Índice de Confiança do Estado: São Paulo

 

Mais informações:
Ana Cecília Panizza
Assessoria de Imprensa
apanizza@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287 

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 120 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

 

 

 

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE