Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Confiança do brasileiro tem novo recorde de baixa em outubro, revela índice da Associação Comercial de SP

Notícias 13 de novembro de 2015

São Paulo, 13 de novembro de 2015. O Índice Nacional de Confiança (INC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registrou 74 pontos em outubro – cinco a menos sobre setembro. É o valor mais baixo já apontado pela pesquisa desde que começou a ser elaborada, em abril de 2005. E trata-se da quinta mínima histórica consecutiva.

O INC foi encomendado pela ACSP ao Instituto Ipsos, que realizou a pesquisa entre os dias 15 e 29 de outubro em todo o Brasil. No INC, os valores entre 100 e 200 pontos apontam otimismo; o intervalo de zero a 100 indica pessimismo.

Em outubro de 2014, o INC foi de 148 pontos, ou seja, houve uma queda de 50% de um ano para outro.

“A raiz do problema está na área política, que não consegue resolver a questão fiscal, piorando o cenário macroeconômico e afastando investimentos. Por isso, é cada vez mais urgente que todos se unam para encontrar um caminho de saída para a crise”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).

A confiança do consumidor paulista permanece em patamar mais baixo em relação ao Brasil, marcando 68 pontos em outubro contra 73 em setembro.

Sul: pior resultado 

Melhorou a confiança de quem mora nas regiões Sudeste e Norte/Centro Oeste. Na primeira o INC saiu de 72 pontos em setembro para 75 em outubro. Já na segunda o índice foi de 77 para 79 pontos.

O Sul, por sua vez, apresentou o pior resultado. O INC da região chegou a 55 pontos ante 77 em setembro. As justificativas para esse desempenho são as condições climáticas desfavoráveis (chuvas em excesso), severas dificuldades financeiras do poder público local e enfraquecimento da indústria – o Sul amargou a maior queda industrial em setembro segundo o IBGE, em relação às demais regiões brasileiras.

Por fim, a confiança no Nordeste caiu de 87 pontos em setembro para 79 em outubro.

Classes

Todas as classes socioeconômicas apresentaram queda na confiança de setembro para outubro. A classe D/E foi de 84 para 83, a classe C foi de 80 para 73 e a classe A/B foi de 69 para 64.

Série histórica INC em 2015

  • Outubro: 74 pontos
  • Setembro: 79 pontos
  • Agosto: 81 pontos
  • Julho: 84 pontos
  • Junho: 100 pontos
  • Maio: 105
  • Abril: 103
  • Março: 117
  • Fevereiro: 128
  • Janeiro: 137

Situação, consumo e emprego

De acordo com o INC de outubro, 54% dos brasileiros avaliam como ruim sua situação financeira atual. O mesmo percentual também se sente inseguro em seus empregos.

Em consequência, 64% dos entrevistados estão menos à vontade para comprar eletrodomésticos e móveis. Ao mesmo tempo, 66% não estão à vontade para adquirir casa ou carro.

“Resta ao comércio trabalhar em cima dos 36% que estão indecisos ou seguros para comprar eletrodomésticos e móveis e dos 34% que aceitariam investir em um imóvel ou automóvel. O que os empresários não podem é se abater com a situação. É preciso investir em ferramentas de marketing e aproveitar as oportunidades da época de fim de ano”, sugere Alencar Burti.

O INC

A pesquisa foi elaborada pelo Instituto Ipsos a partir de 1.200 entrevistas domiciliares em 72 municípios do País, por amostra representativa da população brasileira de áreas urbanas (Censo 2010 e PNAD 2013), com seleção probabilística de locais de entrevista e cotas de escolha do entrevistado, ambas baseadas em dados oficiais do IBGE. O INC da ACSP/Ipsos começou a ser elaborado em abril de 2005.  

 

 

 

Pesquisa na íntegra: INC Brasil

Pesquisa na íntegra: INC Estado de SP

 

 

 

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3225 / 97497-0287 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE