Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Confiança do consumidor brasileiro cai quatro pontos em setembro, afirma Associação Comercial de SP

Notícias 09 de outubro de 2013

A confiança do consumidor brasileiro em relação à economia caiu quatro pontos em setembro: ficou em 135 pontos, contra 139 em agosto e 137 em julho de 2013. É o que aponta o Índice Nacional de Confiança da Associação Comercial de São Paulo (INC ACSP/Ipsos).

O INC varia entre 0 e 200 pontos, sendo que 200 representa o otimismo máximo. Entre 100 e 200, está a região do otimismo; abaixo disso, o cenário é de pessimismo. Portanto, apesar de o INC estar em patamar baixo em setembro, a marca de 135 pontos faz parte do campo do otimismo (acima de 100 pontos).

Há um ano, as expectativas sobre o futuro eram mais otimistas na ótica do consumidor: em setembro de 2012, o INC registrou 158 pontos. Na época, esperava-se por uma recuperação da economia, o que não se confirmou após o anúncio do resultado do PIB de 2012, com crescimento de apenas 0,9%.  “A confiança do consumidor permanece no campo otimista (acima de 100 pontos), mas ele está cauteloso porque a economia não apresentou uma recuperação mais consistente. Esse cenário exige maior atenção na condução da política econômica para não comprometer a retomada”, diz Rogério Amato, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Em 2013, com as manifestações populares que começaram em junho, o consumidor passou a ter consciência de que a situação econômica não era positiva, o que fez o INC cair. Em abril, o índice marcou 156 pontos; em maio, 153; em junho, despencou para 138 pontos. Em julho, ficou em 137 pontos. Em agosto, subiu dois pontos (139).

Essa queda se deve à recuperação lenta da economia, resultando em maior cautela por parte do consumidor brasileiro.

O INC é obtido a partir de mil entrevistas domiciliares realizadas todos os meses, em nove regiões metropolitanas e em 70 cidades do interior brasileiro. A margem de erro é três pontos. O índice mede a confiança e a segurança do brasileiro quanto à sua situação financeira ao longo do tempo. Indica a percepção do estado da economia para a população em geral e também visa a prever o comportamento do consumidor no mercado.

Classes

Em setembro, a classe C continuava a mais otimista, apesar do declínio – o INC foi de 144 pontos em agosto para 140 em setembro. Em seguida vem o grupo das classes D e E, com leve baixa (de 128 pontos em agosto para 126 em setembro). O grupo das classes A e B permanece com 125 pontos.

Regiões

O grupo das regiões Norte e Centro-Oeste se mantém na liderança, mas houve declínio: de 190 pontos em agosto foi para 163 em setembro.

A região Sudeste apresentou queda de 139 pontos em agosto para 136 em setembro.  

Já no Nordeste o INC foi de 134 pontos em agosto para 131 em setembro.

A região sul é a menos otimista, mas a única que apresentou alta: de 126 pontos em agosto foi para 130 em setembro.

Nas 70 cidades do interior do Brasil analisadas pelas pesquisa, o INC ficou estável, com 136 pontos. Nas capitais, houve queda de 5 pontos: de 144 foi para 139. Nas Regiões Metropolitanas a queda foi de 10 pontos: de 135 pontos em agosto, o INC passou para 125 em setembro.

Situação financeira  

De acordo com a tabela, 44% dos consumidores entrevistados vêem sua situação atual boa, ficando estável (em agosto, eram 45%), mas inferior há um ano, quando 49% das pessoas disseram que sua situação era boa.

Os que achavam que a situação financeira vai melhorar eram 49% em setembro, situação estável em relação a agosto mas inferior aos 56% de um ano atrás.

Emprego

Em setembro, 36% dos entrevistados se sentiam seguros no emprego – três pontos abaixo de agosto (39%) e seis abaixo de setembro de 2012 (42%).

O número de pessoas conhecidas dos entrevistados que perderam o emprego foi de 4,0 pessoas em setembro contra 3,8 em agosto e 2,6 em setembro de 2012.

Compras

Os que estavam à vontade em setembro para comprar eletrodomésticos eram 42% em setembro ante 45% em agosto e 48% há um ano.

Quanto aos bens de maior valor, a disposição das pessoas para esse tipo de compra (casas, carros) permaneceu desfavorável em setembro, com 39% dos consumidores menos à vontade em setembro contra 29% mais à vontade.   

 

 

 Veja tabela abaixo:

 

Acesse a íntegra do INC ACSP/Ipsos com dados de setembro de 2013:
http://portal.acsp.com.br/pesquisa_inc/INC_Setembro_2013.pdf

 

Mais informações:

Ana Cecília Panizza

Assessoria de Imprensa ACSP/Facesp

apanizza@acsp.com.br

(11) 3180-3220

www.acsp.com.br

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE