Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Confiança do consumidor está voltando, aponta INC da Associação Comercial de São Paulo

Notícias 15 de setembro de 2020

Confiança do consumidor está voltando, aponta INC da Associação Comercial de São Paulo

 

São Paulo 14 de setembro de 2020. O Índice Nacional de Confiança (INC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), mostra que o otimismo está voltando entre os consumidores do estado de São Paulo.

Em agosto, a percepção do paulista com relação a sua situação financeira atual e o emprego melhorou. O índice que mede essas situações registrou 33 pontos. Em julho, estava em 26 pontos.

Já os que se diziam muito insatisfeito ou insatisfeito diminuíram. O índice que mede essas realidades caiu de 52 pontos, em julho, para 50 pontos, em agosto.


Vale destacar que os índices do INC variam de zero a 200 pontos, sendo que registros acima de 100 pontos mostram otimismo.

"Ainda há espaço para economia melhorar. Podemos dizer que o pior já passou", Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP.


EMPREGO

Outro dado que mostra tendência de melhora é a percepção do paulista em relação ao emprego.

O índice que aponta que a população do estado está muito mais segura, ou um pouco mais segura em relação à permanência no emprego, subiu de 24 pontos, em julho, para 28 pontos, em agosto.

Já o índice que registra os muito menos ou um pouco menos seguros no emprego recuou de 42 para 38 pontos.

Pensando nos próximos seis meses, também há uma melhora nas expectativas.

O indicador que aponta que a população de São Paulo tem receio muito grande de que alguém de sua família perca o emprego caiu de 47 pontos, em julho, para 42 pontos, em agosto.

"Isso certamente terá impacto positivo na atividade econômica, porque a melhoria da percepção aumenta a predisposição dos consumidores em realizar compras", diz Ruiz de Gamboa.

METODOLOGIA

Desde 2005, a ACSP, por meio do seu Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), mede os índices de confiança do consumidor para antecipar o comportamento da atividade econômica e orientar o varejo na tomada de decisões.

Os economistas da ACSP, em parceria com a Bethup, startup especializada em tecnologia e inteligência de dados, desenvolveram uma nova metodologia, mais moderna e abrangente, com entrevistas realizadas via painel mobile totalmente compatível com a anterior, utilizadas até dezembro de 2019.

No estado de São Paulo foram ouvidos entrevistados da Capital, Região Metropolitana, Litoral e Interior.


O índice da ACSP/Behup varia entre zero e 200 pontos, sendo que o intervalo de zero a 100 contempla o campo do pessimismo e, de 100 a 200, do otimismo. A margem de erro é de 3 pontos.
 



Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 125 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.



MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Tamer Comunicação

Tercio Braga, tercio.braga@tamer.com.br, (19) 99671-4579 

Assessoria de Imprensa ACSP

Danielle Pessanha, dpessanha@acsp.com.br, (11) 3180-3387

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE