Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Confiança do consumidor paulista tem maior queda mensal desde 2015, revela índice da ACSP

Notícias 11 de maio de 2018

São Paulo, 11 de maio de 2018. O Índice de Confiança de São Paulo (IC-SP) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registrou 57 pontos em abril, uma queda de 14 pontos em relação ao mês anterior (71). Foi o maior recuo mensal do indicador desde a passagem de janeiro (126) para fevereiro de 2015 (107 pontos). No Brasil, o índice de confiança ficou estável na passagem de março (75 pontos) para abril (74).

“A economia se recupera a passos lentos. A taxa de desemprego ainda é muito elevada. O desempenho industrial nos primeiros meses do ano foi fraco ? e esse setor tem forte peso na economia do Estado de SP. Tudo isso contribui para o maior pessimismo do consumidor paulista”, analisa Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

“A crise política persiste e continua a minar a confiança da população, em especial das camadas mais bem informadas. E a proximidade das eleições reforça o cenário de indefinições quanto ao futuro das políticas estadual e brasileira. Não sabe como vai ficar no ano que vem. A mudança de governador e presidente, juntamente com debates políticos acalorados, têm provocado insegurança nas pessoas”.

A pesquisa abrange todo o território paulista e é realizada mensalmente pelo Instituto Ipsos a partir de entrevistas domiciliares, com margem de erro de três pontos. O IC-SP deste mês foi feito entre 1º e 15 de abril. O índice varia entre zero e 200 pontos; o intervalo de zero a 100 é o campo do pessimismo e, de 100 a 200, o do otimismo.

Componentes

A pesquisa revela que aumentou a parcela dos consumidores paulistas que acreditam que a economia da região piorará nos próximos seis meses. Em março, essa parcela era de 23%, e em abril subiu para 27%. Ao mesmo tempo, o percentual de entrevistados que apostam numa melhora caiu de 23% para 16% na mesma base de comparação.

Em abril, 71% dos respondentes não estavam à vontade para realizar uma compra de médio porte (67% em março), enquanto 79% não se sentiam seguros para uma aquisição de grande porte (casa ou carro), ante 75% no mês anterior.

O pessimismo generalizado do consumidor paulista se estendeu ao mercado de trabalho. Em abril, 67% estavam inseguros no emprego, ante 63% no mês anterior. Aumentou a quantidade de pessoas que disseram conhecer alguém que foi demitido (77% em abril contra 72% em março).

Metodologia

O IC-SP é elaborados a partir de entrevistas pessoais e domiciliares, com base em amostra probabilística e representativa da população de áreas urbanas de acordo com dados oficiais do IBGE (Censo 2010 e PNAD 2014). Trata-se de uma medida da extensão de confiança e segurança da população quanto à sua situação financeira ao longo do tempo. Além de indicar a percepção da população quanto à economia, o índice visa a prever o comportamento do consumidor no mercado.

 Veja a pesquisa na íntegra:

Índice de Confiança de São Paulo (IC-SP) de abril  

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 123 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE