“Mesmo com um pouco mais de cautela, o consumidor se mantém confiante. Isso deve favorecer ainda mais as vendas do comércio”, diz Rogério Amato, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
O INC ACSP/Ipsos atingiu 161 pontos em dezembro contra 162 em novembro de 2012. Isso mostra que os números se mantiveram estáveis.
Classes sociais:
A classe C é a mais otimista, com 167 pontos, o mesmo registrado em novembro deste ano. Em seguida vêm as classes A/B, com 152 pontos em dezembro (também estável). As classes D/E - as menos otimistas – apresentaram ligeira queda de 141, ante
144 em novembro de 2012.
Regiões:
A região Sul é a mais otimista, com 192 pontos em dezembro de 2012, contra 195 em novembro.
Nas regiões Norte/Centro-Oeste, o índice registrou 167 pontos em dezembro, que superaram os 160 de novembro.
Em seguida vem a região Sudeste, com 158 pontos em dezembro, contra 163 em novembro.
E, finalmente, a região Nordeste - a menos otimista - com 148 pontos em dezembro, contra 143 em novembro.
Veja tabela abaixo:

Em resumo, 54% dos entrevistados julgam sua situação financeira atual como boa - índice superior ao mês passado e a dezembro de 2011. Já os que acham que a situação futura vai melhorar são 53% - índice um pouco mais baixo na comparação com anos
anteriores.
Destaca-se que 42% dos entrevistados se mantêm seguros no emprego, apresentando ligeira queda na comparação com os dois anos anteriores. Mesmo assim, 48% continuam favoráveis em relação à compra de eletrodomésticos, com pouca oscilação em
relação aos últimos Natais.
O número de pessoas conhecidas dos entrevistados, que estão “desempregadas”, manteve estabilidade com 3,3 pessoas em novembro de 2012, e, também, 3,3 em dezembro de 2012. Mas o resultado atual ainda é inferior aos 3,6 de dezembro de 2011.
Em síntese, o consumidor está com uma situação financeira atual favorável e disposto a ir às compras no Natal, mas mostra alguma preocupação com o ano que vem.
Nota:
O INC ACSP/Ipsos é obtido a partir de mil entrevistas domiciliares realizadas todos os meses, em nove regiões metropolitanas e em 70 cidades do interior brasileiro.
A margem de erro é de três pontos percentuais.
O Índice da ACSP/Ipsos varia de zero a 200 pontos. Acima de 100 pontos está a região do otimismo e abaixo de 100 pontos, a região do pessimismo.
Acesse a íntegra do INC ACSP/Ipsos de dezembro de 2012:
LINK
http://www.acsp.com.br/pesquisa_inc/inc_dezembro_2012.pdf
Mais informações:
Assessoria de Imprensa ACSP/Facesp
(11) 3180-3220
www.acsp.com.br