Com ações pautadas em escutar o associado para trazer resultados e desenvolvimento das empresas, e com foco estreitar o relacionamento e fortalecer a representatividade da Acil, o ano de 2019 trouxe ações pontuais e estratégicas, confira alguns indicadores e a entrevista/ retrospectiva gravada em dezembro para o Programa Batendo de Primeira da TV Leme em nosso Canal do Youtube: Acil de Leme.
Alguns números da Acil
-1700 Associados – aproximadamente 30% de CNPJ da nossa cidade.
O ano começou com ação de escuta e relacionamento, de acordo com a pesquisa com os associados, a Acil preparou projetos, eventos, campanhas e atuações de acordo com solicitações.
Também foram realizados diversos encontros com empresários com reuniões para definição de pautas de interesse aos setores.
- mais de 45 eventos (entre palestras, cursos, workshops e treinamentos).
- mais de 2.000 pessoas passaram pela a Acil para adquirir conhecimentos nas áreas de Cenário Econômico, Gestão, RH, Marketing, Inovação, Mídias Digitais, Liderança, Vendas, Atendimento, entre outros. Confira alguns dos eventos realizados pela Acil e também em parceria com nosso Posto de Atendimento ao Empreendedor – Sebrae Aqui:
- Também foram realizados eventos como:
- O ano de 2019 contou com nova edição do Integra Ação com temas focados em inovação e palestrantes como Alex Cavalcante e Arthur Igreja :
- Foi realizada mais uma edição do Encontro de Negócios.
- Foram feitas Missões Empresariais, nas quais a Acil em parceria com a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Indústria e Comércio de Sebrae levaram mais de 200 empresários e empreendedores a eventos como:
- Foram realizados mais de 2.000 atendimentos pelo Sebrae (presenciais + visitas).
- A Central de Recuperação de Crédito recuperou R$ 100.089,95 para nossos associados aderentes a CRC e mais R$ 20.880,91 na Campanha Acertando Suas Contas.
- 9.370 pessoas passaram por nosso balcão para realizar consultas e foram feitas mais de 125.000 consulta / empresa.
- Foi realizada a 2ª Feira Queima de Estoque, com edição comemorativa de aniversário da cidade, a qual teve faturamento superior à edição de 2018 para 90% dos lojistas participantes.
- A 2ª edição da Campanha Acertando Suas Contas, foi realizada e teve crescimento de mais de 150% em relação ao ano anterior.
- Foram feitas ações de fortalecimento, como a Campanha Gente da Gente – de incentivo às compras no comércio local, indústria, agricultores e prestadores de serviços.
- A Campanha Decorações de Natal Mais Curtidas também teve nova edição.
- Foram realizadas reuniões com lojistas para definir a Campanha – Comprar Aqui é Bom Demais 2019, que contou com novas estratégias e visual, com mentoria da Pipa Design.
- Também foram realizadas reuniões e encontros com os empresários para tratar de temas importantes aos setores, como Encontros com Sindicato do Comércio Varejista e Encontros do Grupo da Indústria.
Campanha em números
- A Acil realizou também evento comemorativo ao aniversário da cidade, com a Banda Estralo no Lago Municipal.
- Em outubro, mês de aniversário da Associação foi realizado o Jantar Comemorativo de 47 anos da Associação.
- Foi dada continuidade ao apoio ao Codel – Conselho de Desenvolvimento Local e Observatório Social de Leme, projetos focados no desenvolvimento de nossa cidade.
- A Comissão de Inteligência, iniciada em 2018, também continuou com projetos que estão em desenvolvimento, como estudo de implantação de aplicativo com marketplace integrado, busca de parcerias para apoio técnico e de assessoria ao associado e produção de conteúdos como foco na realidade e cenário atual para a revista e meios de comunicação da Acil.
- Outras atuações foram focadas na participação e apoio às entidades, instituições e outros conselhos instituídos em nossa cidade, sendo alguns exemplos as condições especiais de aluguel nos salões para Projetos da Prefeitura Municipal e Entidades Beneficentes, apoio a eventos como Leme no Lago, Festa do Milho e Oktoberfest de Leme, suporte a campanhas do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Campanha do Agasalho, além de doações arrecadadas em eventos pelo Programa Empresário a Prova de Balas para entidades como Lar São Francisco, Abrigo São Vicente de Paulo, Casa da Criança e Albergue Noturno; e praça de alimentação da Queima de Estoque com renda total revertida ao Centro Educacional Sagrada Família. No final do ano também foi feito apoio a campanha de arrecadação de brinquedos do Projeto Vagalume.
Prêmio AC Mais 2019 – Categoria Gestão
Para fechar o ano, a Acil recebeu o prêmio AC Mais 2019, da Facesp – Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, na categoria Gestão / Cidades de Médio Porte. O qual fomos finalistas junto com as Associações de Marília e Guaratinguetá. A categoria contemplou as Associações com os melhores indicativos de Gestão do Quadro Social, Comercial e IDR (Índice de Dispersão de Receita), Recursos Humanos, Marketing, Finanças e Situação Financeira, Rotinas Administrativas, Infraestrutura, Planejamento e Imprensa.
É importante ressaltar que todos os números e indicadores de desempenho da Associação podem ser conferidos no painel em nossa sede mensalmente.
Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Leme
Nathália Carolina Malta da Silva
Analista de Relações Públicas
(19) 3573-7100 - Acesse nosso site: www.acileme.com.br
Nathália Carolina Malta da Silva
Analista de Relações Públicas
(19) 3573-7100 - Acesse nosso site: www.acileme.com.br
(19) 99328-2221
- A Acil é uma Associação vinculada e parceira da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo