Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Conflitos nas relações de consumos poderão ser resolvidos por arbitragem

Notícias 12 de junho de 2013

Conflitos nas relações de consumos poderão ser resolvidos por arbitragem

 

A comissão de juristas que estuda mudanças na Lei de Arbitragem (Lei 9.307/1996) proporá a possibilidade de se recorrer à arbitragem nos conflitos entre partes envolvidas em relações de consumo e nos contratos da administração pública. Foi o que informou o presidente da comissão, o ministro do Superior Tribunal de Justiça Luis Felipe Salomão, após reunião na sexta-feira (24/5).

 

Criada pelo Senado, a comissão tem o objetivo de fortalecer a arbitragem como forma alternativa e rápida de solucionar litígios e, assim, "desafogar" o Judiciário. A previsão é que o grupo apresente um anteprojeto entre outubro e novembro deste ano.

 

Ao explicar a inclusão de relações de consumo nas possibilidades de arbitragem, Luis Felipe Salomão disse que os juristas pretendem fortalecer não apenas essa modalidade, mas também o direito do consumidor. A proposta é que os contratos tenham uma cláusula com a possibilidade de arbitragem, "que pode oferecer um método de resolução mais célere do conflito". Mas o ministro ressaltou que tal recurso só será utilizado se o consumidor quiser. Ficaria respeitada, assim, a ideia de que o consumidor é hipossuficiente em relação ao fornecedor, ou seja, é a parte mais fraca na relação de consumo.

 

Se o consumidor não desejar, ele não dispara o gatilho [da arbitragem]. Isso existe na maioria dos países da Europa declarou Salomão.

 

O ministro frisou que a proposta não altera o Código de Defesa do Consumidor.

 

Fonte: Agência Senado

 

CBMAE-Americana

Em Americana, a ACIA implantou, desde 2010, a CBMAE-Americana - Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Empresarial, a solução de conflitos através dos métodos extrajudiciais de solução de controvérsias (MESCs) visa proporcionar agilidade, economia, harmonia nas relações comerciais ou de qualquer outra natureza e sigilo.

 

As áreas de atuação da CBMAE-Americana são: comercial (inadimplência, contratos, títulos de créditos, financiamento, compra, venda, seguros e leasing); educacional (inadimplência; conflitos escolares, entre pais e escolas); imobiliário (alugueis, construção, compra e venda); transportes e telecomunicações.

 

Informações

Para obter mais detalhes sobre os serviços e benefícios da CBMAE-Americana, entrar em contato pelo telefone (19) 3471.3878 ou pelo e-mail: cbmaeamericana@acia.com.br. Acesse: www.acia.com.br/cbmae.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE