O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (Cmec) da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, esteve em atividade sob a orientação do Escritório Regional do Sebrae, quando o Planejamento Estratégico do grupo passou, novamente, por avaliação. “É de fundamental importância que o conselho esteja sempre revendo conceitos e ações”, elogiou o presidente da associação comercial pompeiana, Rinaldo José Traskini, que considera este conselho da mulher empreendedora como um dos mais atuantes na região. “Nosso grupo é dinâmico e muito bem centrado em ações específicas para o empreendedorismo feminino”, falou o dirigente que vem acompanhando a performance do grupo formado há anos.
Neste último encontro foram dois dias de discussão, debate, exercícios e reflexões sobre a performance do conselho que atualmente conta na diretoria com: Giuciane Carine Sampaio Figueiredo (Coordenadora), Clarissa Zanoni Kera Arantes (Vice-Coordenadora), Clarice May Dallaqua Zambon (Gestora de Planejamento), Marcia Borbolan Arantes (Gestora Social), Daniele Siqueira (Gestora de Marketing), Barbara Vieira (Gestora de Eventos), Hellen Paula Bicaio de Oliveira (Gestora Administrativa) e Elizangela da Silva Félix Roque (Gestora Financeira). “O grupo está sempre em atividade interna e externa”, destacou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da associação comercial e que acompanha o desenvolvimento dos trabalhos do conselho, principalmente das execução dos trabalhos.
Sob a orientação de Juliana Sanches e Adriana Montoro, ambas do Escritório Regional do Sebrae, a coordenação do Cmec de Pompeia atualizou uma das etapas do planejamento estratégico que define a missão, visão e valores. “O Planejamento Estratégico é um processo sistêmico que permite definir o melhor caminho a ser seguido por uma organização, para atingir um ou mais objetivos, dentro de um contexto previamente analisado”, conceituou Juliana Sanches. “Isso se faz analisando cenários, definindo metas e ações que permitirão chegar onde se deseja”, completou Adriana Montoro. “O planejamento estratégico auxilia na compreensão das mudanças do ambiente externo e interno, pois ajuda a reconhecer problemas que podem surgir ao longo do caminho e a identificar oportunidades de melhoria para o negócio”, destacou Rinaldo José Traskini.
Nesta etapa do planejamento estratégico ficou definido que a Visão do Cmec de Pompeia será o de ser referência como um conselho que atua com união e credibilidade na valorização de ações, que contribuem para o empreendedorismo e o desenvolvimento de Pompeia. A Missão foi definida como: Representar o empreendedorismo em Pompeia, através da interação e do envolvimento das pessoas, no compartilhamento de conteúdo de valor e no desenvolvimento de ações que façam a diferença nos negócios. Os valores encontrados pelo grupo foram: Comprometimento nas ações; Sucesso nas iniciativas; Ética nas relações; e Desenvolvimento nos projetos. “O planejamento estratégico tem como objetivo, de forma ampla, orientar e, quando necessário, reorganizar o grupo na busca por melhores resultados”, apontou Juliana Sanches. “Dessa forma, levando em consideração todo o histórico do conselho, o planejamento estratégico visa refinar toda a caminhada do grupo em plena atividade”, completou Adriana Montoro.
LEGENDA – Foram dois dias de questionamentos profundos para se definir a visão, missão e os valores do conselho da mulher de Pompeia
LEGENDA/FOTO – ARQUIVO: Cmec 110822