Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Consumidor brasileiro ensaia melhora na confiança, mas segurança no emprego diminui

Notícias 11 de fevereiro de 2022

São Paulo, 11 de fevereiro de 2022 - A confiança do consumidor brasileiro apresentou leve melhora em fevereiro. O Índice Nacional de Confiança (INC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), registrou 76 pontos, um a mais que em janeiro e quatro pontos acima do registrado em outubro. A pesquisa ouviu 1.500 entrevistados de todas as regiões do Brasil e é medida de 0 a 200 pontos. Quando o indicador está abaixo de 100, o patamar é considerado pessimista e, a partir de 101, otimista. 


O Nordeste é a região mais pessimista, com 63 pontos, e o Norte do País é o mais otimista, com 91. Sul, Sudeste e Centro-Oeste registraram 75, 81 e 85 respectivamente. 

As classes DE se mantêm no mesmo patamar, com 51 pontos, voltando ao mesmo nível de outubro de 2021 e um ponto a menos que o registrado em janeiro deste ano. As C e AB estão mais confiantes, com 86 e 83 pontos. 

Um dos problemas surgiu quando os pesquisadores abordaram a questão do trabalho. Foi perguntado para as pessoas compararem a situação de momento com seis meses atrás e dizerem se elas se sentem mais ou menos confiantes no que se refere à segurança de seus empregos, dos de outras pessoas da família ou de conhecidos. No total, 34% estão pessimistas em relação a esse assunto. 

Ainda pensando nos próximos seis meses, 54% dos consumidores acreditam em um cenário muito melhor ou um pouco melhor. Além disso, ainda houve 26% que responderam que a situação ficará mais ou menos igual. Os pessimistas, que acham que tudo estará muito pior ou pior, chegaram a 11% dos entrevistados; ainda há 9% que afirmaram não saber o que vai acontecer. 

Os planos de comprar bens de maior valor, como carro ou casa, comparado com seis meses atrás, ainda não devem sair do papel desta vez para a maioria dos brasileiros. Isso porque os mais confiantes na situação financeira atual só chegam a 30%. 

Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, analisa que o indicador de fevereiro aponta para uma tendência de recuperação futura. “Os resultados estão baseados em uma melhora nas expectativas com relação aos meses seguintes. Nesse momento, a maior cautela dos consumidores se dá pela menor segurança no emprego e percepção negativa sobre a situação financeira atual”, disse. 

Consumidor paulista estável 

Recorte do indicador nacional, o Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), também da Associação Comercial de São Paulo, apontou estabilidade com 76 pontos em fevereiro, o mesmo que em janeiro. Os pesquisadores entrevistaram 800 pessoas em todo Estado de São Paulo. 

A amostra apontou que há mais consumidores insatisfeitos (59%) que satisfeitos (31%). Isso porque a maioria acredita que o Estado de São Paulo está indo na direção errada e, assim como na pesquisa nacional, o medo de perder emprego persiste entre os entrevistados, familiares ou pessoas próximas. Ainda assim, a perspectiva é de melhora na situação financeira nos próximos seis meses
.

 

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE