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Consumidor brasileiro mais otimista: Índice Nacional de Confiança da Associação Comercial de SP aumenta 7 pontos

Notícias 06 de novembro de 2013


    O consumidor brasileiro está mais otimista. É o que revela o mais recente Índice Nacional de Confiança da Associação Comercial de São Paulo (INC ACSP/Ipsos), com dados de outubro. O INC aumentou sete pontos em relação a setembro: de 135 pontos passou para 142 em outubro.

 


    “A recuperação do otimismo em outubro sobre setembro, apesar de ainda estar abaixo em comparação com 2012, é um sinal positivo em relação ao desempenho do varejo no último trimestre do ano”, afirma Rogério Amato, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

 


    Este aumento do otimismo em outubro tem caráter sazonal: perto do Natal, os indicadores costumam subir, em razão da injeção do 13º salário na economia e da intenção de compras. Mesmo assim, o INC está abaixo do registrado no ano passado: em outubro de 2012, o índice marcou 166 pontos.

 


    O INC varia entre 0 e 200 pontos, sendo que 200 representa o otimismo máximo. Entre 100 e 200, está a região do otimismo; abaixo disso, o cenário é de pessimismo.

 


    O Índice mede a confiança e a segurança do brasileiro quanto à sua situação financeira ao longo do tempo. Também indica a percepção da população em relação ao estado da economia e prevê o comportamento do consumidor.

 


    Para elaborar este INC, foram realizadas mil entrevistas com consumidores entre os dias 21 e 31 de outubro. Os cálculos foram feitos por meio de uma amostra probabilística com cota, representativa do eleitorado a respeito de sexo, idade, educação, PEA (População Economicamente Ativa) e região (PNAD e TSE). Para a pesquisa, foram selecionadas 70 cidades, o que inclui nove regiões metropolitanas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

 


    Regiões

 


    O INC da região Sudeste aumentou 6 pontos: marcou 143 pontos em outubro ante 136 em setembro, em razão do período bom para o plantio, decorrente do período de chuvas.

 


    Na região Nordeste, a confiança ficou estável, com 130 pontos em outubro contra 131 em setembro.  

 


    Para o grupo formado pelas regiões Norte e Centro Oeste, o INC foi de 157 pontos, ante 163 em setembro.  

 


    No Sul, o desempenho do agronegócio contribuiu para o aumento do INC, que saltou de 130 pontos em setembro para 157 em outubro.

 


    Nas capitais, o INC cresceu 9 pontos: foi de 148 pontos em outubro - e em setembro eram 139. Este cenário se deve à proximidade das compras de Natal. Outro fator é que algumas das capitais têm forte ligação com o agronegócio, que está em alta.

 


    No interior, o efeito safra também fez o INC crescer: foram 144 pontos em outubro contra 136 em setembro.

 


    Nas regiões metropolitanas, a situação ficou estável, com 124 pontos em outubro contra 125 em setembro.

 


    Situação financeira  

 


    Dos entrevistados em outubro, 46% declaram que sua atual situação financeira era boa. Em setembro eram 44% e em outubro de 2012 eram 50%.

 


    Metade dos consumidores ouvidos em outubro acreditavam que sua situação financeira futura iria melhorar, contra 49% em setembro e 58% em outubro de 2012.

 


    Emprego

 


    Em outubro, 39% afirmaram que se sentiam seguros no emprego; em setembro, eram 36%, em há um ano eram 46%.

 


    O número médio de pessoas conhecidas do entrevistado que perderam o emprego em outubro era de 3,5 contra 4 pessoas em setembro e 3,2 em outubro de 2012. 

 


    Compras

 


    Os consumidores brasileiros favoráveis à compra de eletrodomésticos somavam 42% em outubro. No mês anterior, foi registrado o mesmo percentual e, em outubro de 2012, 48% estavam favoráveis.  

 


    Dos entrevistados em outubro, 40% estavam menos à vontade para adquirir bens de grande valor, como casas e carros; 29% estavam mais à vontade. Isso sinaliza que o consumidor está cauteloso quanto a empréstimos mais longos.

 


    A última vez em 2013 em que os mais à vontade eram maioria foi no mês de maio, quando 37% estavam à vontade e 32% estavam menos à vontade. 

 


    Classes

 


    A classe C continua a mais otimista, com 140 pontos. A classe AB tem 125 pontos e, a classe DE, 126.

 


    Veja tabela abaixo:

 


    .

 


     

 


    Acesse a íntegra do INC ACSP/Ipsos com dados de outubro de 2013:

 


    http://portal.acsp.com.br/pesquisa_inc/inc_outubro_2013.pdf

 


     

 


    Mais informações:

 


    Ana Cecília Panizza

 


    Assessoria de Imprensa ACSP/Facesp

 


    apanizza@acsp.com.br

 


    (11) 3180-3220

 


     

 


    www.acsp.com.br

 


     

 


    Sobre a ACSP

 


    A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 118 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, tem estado sempre ao lado da pequena e média empresa, dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços no País.   

 


    Sempre ao lado do empreendedor, a ACSP dispõe, além do seu prédio central, de 15 sedes distritais que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam manter o foco nos problemas de cada região e nas soluções para cada caso.



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